O ENSINO DA FILOSOFIA NA EDUCACAO BASICA: UMA EXPERIENCIA NO MUNICIPIO DE PACATUBA A PARTIR DA PERSPECTIVA DE MATTHEW LIPMAN

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVale, Jocilaine Moreira Batista do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T21:14:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T21:14:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Jocilainept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642449-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa propõe uma analise teórica sobre a implantação, ou seja, a efetivação da disciplina de Filosofia na matriz curricular do Ensino Fundamental, series finais do 6º ao 9º anos, na rede publica municipal de educação do município de Pacatuba, Ceara. Sobre a inserção da Filosofia, foi realizado um levantamento biográfico e documental acerca da importância da Filosofia na organização curricular da escola, mesmo a disciplina não sendo obrigatória. Passando pela intencionalidade, pela motivação para que a disciplina de Filosofia fizesse parte integrante do quadro de disciplinas que a rede municipal de educação de Pacatuba oferece desde 2008 ate os dias atuais. Explicitando, de forma clara e pontual, a relevância da Filosofia no processo de formação das crianças e jovens, na construção significativa do conhecimento. Para tanto, a analise da proposta educacional apresentada pelo filosofo e educador Matthew Lipman, e sinalizada como a base para fundamentação do ensino de filosofia para crianças, pois postula na sua metodologia o ensino de filosofia a partir dos anos iniciais de formacao, como sendo fundamental e facilitador para o processo de construção de conhecimento adquirido ao longo da formação critica e reflexiva do aluno. Com a finalidade de plena realização em torno dos objetivos a serem alcançados nesse trabalho de pesquisa, foi realizado um estudo conceitual sobre a formação cidadã, apresentando os princípios da logica filosófica nas comunidades de investigação, tendo como base o material didático de Lipman “Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar”, enfatizando, em especial, sua obra literária intitulada “A Filosofia vai a escola”, como o passo mais importante de todo processo da educação básica na escola. Estabelecendo assim, uma analise institucional e educacional dessa experiência curricular e social para a investigação filosófica em busca do entendimento e da pratica reflexiva, impulsionando a critica, a criatividade e o cuidado de si mesmo e do outro. Apresenta também, o relato de experiência dos profissionais da educação da área de ciências humanas na sua formação pedagógica. A relação dos professores com suas próprias praticas educacionais, que possibilitam um pensar melhor sobre as diferentes formas para trabalhar a transversalidade nos currículos. Potencializando, dessa forma, o caráter diversificado e transformador das habilidades cognitivas dos aprendizes: alunos e professores. Por fim, as considerações finais acerca da importância do desenvolvimento desta pesquisa, levando em consideração os desafios e resultados alcançados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,95 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPensarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCríticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReflexivopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCriançaspt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DA FILOSOFIA NA EDUCACAO BASICA: UMA EXPERIENCIA NO MUNICIPIO DE PACATUBA A PARTIR DA PERSPECTIVA DE MATTHEW LIPMANpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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