Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vale, Jocilaine Moreira Batista do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T21:14:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T21:14:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Jocilaine | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642449 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa propõe uma analise teórica sobre a implantação, ou seja, a efetivação da disciplina de Filosofia na matriz curricular do Ensino Fundamental, series finais do 6º ao 9º anos, na rede publica municipal de educação do município de Pacatuba, Ceara. Sobre a inserção da Filosofia, foi realizado um levantamento biográfico e documental acerca da importância da Filosofia na organização curricular da escola, mesmo a disciplina não sendo obrigatória. Passando pela intencionalidade, pela motivação para que a disciplina de Filosofia fizesse parte integrante do quadro de disciplinas que a rede municipal de educação de Pacatuba oferece desde 2008 ate os dias atuais. Explicitando, de forma clara e pontual, a relevância da Filosofia no processo de formação das crianças e jovens, na construção significativa do conhecimento. Para tanto, a analise da proposta educacional apresentada pelo filosofo e educador Matthew Lipman, e sinalizada como a base para fundamentação do ensino de filosofia para crianças, pois postula na sua metodologia o ensino de filosofia a partir dos anos iniciais de formacao, como sendo fundamental e facilitador para o processo de construção de conhecimento adquirido ao longo da formação critica e reflexiva do aluno. Com a finalidade de plena realização em torno dos objetivos a serem alcançados nesse trabalho de pesquisa, foi realizado um estudo conceitual sobre a formação cidadã, apresentando os princípios da logica filosófica nas comunidades de investigação, tendo como base o material didático de Lipman “Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar”, enfatizando, em especial, sua obra literária intitulada “A Filosofia vai a escola”, como o passo mais importante de todo processo da educação básica na escola. Estabelecendo assim, uma analise institucional e educacional dessa experiência curricular e social para a investigação filosófica em busca do entendimento e da pratica reflexiva, impulsionando a critica, a criatividade e o cuidado de si mesmo e do outro. Apresenta também, o relato de experiência dos profissionais da educação da área de ciências humanas na sua formação pedagógica. A relação dos professores com suas próprias praticas educacionais, que possibilitam um pensar melhor sobre as diferentes formas para trabalhar a transversalidade nos currículos. Potencializando, dessa forma, o caráter diversificado e transformador das habilidades cognitivas dos aprendizes: alunos e professores. Por fim, as considerações finais acerca da importância do desenvolvimento desta pesquisa, levando em consideração os desafios e resultados alcançados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,95 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pensar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Crítico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reflexivo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DA FILOSOFIA NA EDUCACAO BASICA: UMA EXPERIENCIA NO MUNICIPIO DE PACATUBA A PARTIR DA PERSPECTIVA DE MATTHEW LIPMAN | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Jocilaine.pdf | 5,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642449/2/Dissertação Jocilaine.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons