Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Cícero Reginaldo Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T20:53:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T20:53:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Cícero | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642447 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O contexto contemporâneo da realidade educacional brasileira possibilita pensar o Ensino de Filosofia em múltiplas dimensões. A pesquisa vislumbrada nesta dissertação objetiva investigar as interfaces da relação ensino de filosofia e formação crítica. Logo, oportuniza um debate sobre a práxis filosófica que leve em consideração o olhar dos estudantes do ensino médio quanto à filosofia. Comtempla a necessidade recorrente de problematização das práticas de ensino de filosofia, uma vez que traz a baila diversas interrogações, a saber: qual o olhar dos estudantes sobre a necessidade da filosofia no ensino médio? Que papel é atribuído à filosofia no desenvolvimento da vida escolar? Como os estudantes compreendem a relação entre filosofia e formação crítica? É possível inferir que o ensino de filosofia na escola se reflete em práticas humanas emancipatórias? Estas interrogações acentuam a discussão sobre o papel do ensino de filosofia na formação da juventude escolar. A pesquisa organiza-se em três eixos. O primeiro versa sobre vários elementos teóricos quanto ao ensino de filosofia no nível médio. O segundo discute filosofia e formação emancipatória, referendado no pensamento de Adorno. O terceiro apresenta a pesquisa de campo, o trajeto metodológico e a análise dos resultados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratória, aplicada com estudantes do 3º Ano da EEM José Bezerra de Menezes, situada em Juazeiro do Norte e os resultados considerados pela perspectiva técnica de análise dos conteúdos. Aponta-se a relevância social de compreender os diversos elementos que podem incidir na efetivação de um projeto educacional que vise contribuir para evitar a violência e promover ações emancipatórias. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,13 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação Humana | pt_BR |
Título: dc.title | INTERFACES ENTRE ENSINO DE FILOSOFIA E FORMAÇÃO CRÍTICA: UM OLHAR DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Cícero.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642447/2/Dissertação Cícero.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons