INTERFACES ENTRE ENSINO DE FILOSOFIA E FORMAÇÃO CRÍTICA: UM OLHAR DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Cícero Reginaldo Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T20:53:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T20:53:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Cíceropt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642447-
Resumo: dc.description.abstractO contexto contemporâneo da realidade educacional brasileira possibilita pensar o Ensino de Filosofia em múltiplas dimensões. A pesquisa vislumbrada nesta dissertação objetiva investigar as interfaces da relação ensino de filosofia e formação crítica. Logo, oportuniza um debate sobre a práxis filosófica que leve em consideração o olhar dos estudantes do ensino médio quanto à filosofia. Comtempla a necessidade recorrente de problematização das práticas de ensino de filosofia, uma vez que traz a baila diversas interrogações, a saber: qual o olhar dos estudantes sobre a necessidade da filosofia no ensino médio? Que papel é atribuído à filosofia no desenvolvimento da vida escolar? Como os estudantes compreendem a relação entre filosofia e formação crítica? É possível inferir que o ensino de filosofia na escola se reflete em práticas humanas emancipatórias? Estas interrogações acentuam a discussão sobre o papel do ensino de filosofia na formação da juventude escolar. A pesquisa organiza-se em três eixos. O primeiro versa sobre vários elementos teóricos quanto ao ensino de filosofia no nível médio. O segundo discute filosofia e formação emancipatória, referendado no pensamento de Adorno. O terceiro apresenta a pesquisa de campo, o trajeto metodológico e a análise dos resultados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratória, aplicada com estudantes do 3º Ano da EEM José Bezerra de Menezes, situada em Juazeiro do Norte e os resultados considerados pela perspectiva técnica de análise dos conteúdos. Aponta-se a relevância social de compreender os diversos elementos que podem incidir na efetivação de um projeto educacional que vise contribuir para evitar a violência e promover ações emancipatórias.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,13 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmancipação Humanapt_BR
Título: dc.titleINTERFACES ENTRE ENSINO DE FILOSOFIA E FORMAÇÃO CRÍTICA: UM OLHAR DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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