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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Francisco Fabrício da Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T20:21:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T20:21:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Fabrício | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642444 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa procura investigar as práticas metodológicas de ensino aplicadas à disciplina de Filosofia, no âmbito escolar do Ensino médio, fundamentadas na utilização de recursos visuais como fotografias, vídeos, documentários, pinturas e, em especial o emprego do cinema como ferramenta didática. O relacionamento entre imagem retratada pelo cinema, saber e ensino-aprendizagem mostra-se, assim como o principal foco de abordagem desta pesquisa. Desse modo, busca-se determinar a utilização da imagem cinematográfica nas classes escolares, bem como as problematizações de caráter metodológico, teórico e epistemológico, defrontados pelos docentes de Filosofia do Ensino Médio, quando fazem uso destes recursos audiovisuais. As duas obras de Gilles Deleuze sobre cinema, Imagem-movimento e Imagem-tempo, serviram de base teórica para construção argumentativa. Dessa forma, este trabalho destaca a relevância das imagens do cinema à construção dos saberes de Filosofia, já que esta disciplina se tornou obrigatória nas grades de ensino de todas as instituições escolares do país, e que por meio dela jovens podem ter a possibilidade de relacionar-se com os aspectos filosóficos do pensamento. O que se pretende, de fato, é a exibição de trechos de filmes ao longo da aula, servindo de ferramenta didática para o professor no ensino de Filosofia. Caberá ao professor, fazer a relação do conteúdo de filosofia exposto com a cena escolhida para exibição. Para tanto, foi necessário a organização de uma capacitação de professores, para desenvolver as ações/atividades previstas. Na apresentação do projeto, ocorreu a explanação sobre a importância e as atribuições para o desenvolvimento do projeto. Na oficina de edição os professores foram capacitados em edição de vídeos. Tivemos o compartilhamento dos arquivos pesquisados. Por fim, as considerações finais acerca da importância do desenvolvimento desta pesquisa, levando em consideração os desafios e resultados alcançados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 968 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | O USO DO CINEMA NO ENSINO DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Fabrício.pdf | 968,84 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642444/2/Dissertação Fabrício.pdfDownload |
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