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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Luque, Lineker Sampaio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T20:09:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T20:09:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Lineker | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642442 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa se propõe a analisar as contribuições do ensino de filosofia na formação de jovens do ensino médio e, especificamente, apontar algumas características sobre seu papel no contexto escolar na construção de uma cidadania da práxis, entendida não como um conceito unívoco, mas em construção, merecendo constante aprofundamento, debate, reflexão crítica, engajamento e atuação. Para tal, optou-se inicialmente em situar a disciplina de filosofia por meio da discussão sobre a atual problemática acerca do lugar que lhe é dado no Ensino Médio a partir de marcos históricos documentais recentes na política educacional brasileira, bem como sua relação com a formação e o preparo para a cidadania. Procuramos demonstrar que tais políticas se por um lado apresentam várias limitações e perigos, posto que se baseiam em concepções limitadas, mercadológicas, liberais, individualistas, de supervalorização de determinadas componentes em detrimento de outros, por outro lado, é terreno fértil de possibilidades para reflexão, aprofundamento, posicionamento e ações frente a realidade posta, onde a filosofia constitui-se como aquela com um papel importante a contribuir nesse cenário. Buscamos estabelecer uma oposição a esta concepção de cidadania e apresentar outra possível a partir das contribuições do filósofo italiano Antonio Gramsci, com a correlação entre ensino de filosofia, cidadania e práxis, que nos permita acreditar numa escola verdadeiramente democrática que seja capaz de formar cidadãos críticos, autônomos e partícipes. Nos baseamos ainda como inspiração de metodologias filosóficas na escola em Silvio Gallo, Alejandro Cerletti, Evandro Ghedin e Renê Trentin Silveira, renomados e importantes comentadores na reflexão sobre o ensino de filosofia. Por fim, a partir da perspectiva gramsciana de cidadania e demais contribuições das metodologias filosóficas, foram realizadas oficinas na pesquisa-ação e aplicados questionários para a análise dos resultados. A prática foi destacada pela escuta, o diálogo, a construção de saberes e a disposição das jovens em conversar sobre aquilo que lhes dizem respeito: sua vida, o mundo. O ensino de Filosofia, aqui defendido, pode contribuir para o preparo do jovem do ensino médio em vista dessa formação cidadã, o qual, dentro da escola, deve contar com a importante participação do professor nesse processo, que se destaca como o profissional melhor indicado para mediar tais conhecimentos, oferecendo meios para que os estudantes se percebam enquanto sujeitos históricos capazes de pensar, se posicionar e agir sobre a realidade de modo autônomo, responsável e crítico, sem aceitar passivamente os ditos e mandos sobre aquilo que são ou que poderiam ser. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,92 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Política | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Oficinas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práxis | pt_BR |
Título: dc.title | OFICINAS DE FILOSOFIA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: O ENVOLVIMENTO DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO PARA A PRÁXIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Lineker.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642442/2/Dissertação Lineker.pdfDownload |
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