Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Jossilane de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T17:24:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T17:24:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Jossilane | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642437 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo apresentar a construção e a viabilidade de uma prática alternativa de ensino de Filosofia que alia a proposta metodológica do educador e filósofo Sílvio Gallo com o ambiente virtual de uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo. Nesta perspectiva, o Facebook adquire, na investigação, a função de ferramenta auxiliar e complementar ao desenvolvimento das aulas de Filosofia, o que nos permitiu, através da sua adaptação e configuração adequada, pensar numa experiência e aplicação metodológica do ensino da Filosofia. Para o desenvolvimento do trabalho, partimos da sua construção e fundamentação teórica, o que o qualifica em princípio como uma pesquisa bibliográfica. Assim, num primeiro momento, foram feitas leituras e análises sobre a proposta metodológica e de ensino da Filosofia defendida por Sílvio Gallo, bem como utilizamos outras referências que vão ao encontro do pensamento adotado por nosso autor principal. Também utilizamos pesquisas de acadêmicos e dados que apontam para a viabilização e contribuição dos espaços virtuais no processo educacional. Em uma segunda etapa, a pesquisa adquire seu caráter exploratório e descritivo, ou seja, iniciamos o processo de análise, apresentação e exploração da rede social a fim de identificar quais recursos, funcionalidades e configurações são mais adequados para o uso do Facebook no ensino da filosofia. Nesse momento, apresentamos o produto de nossa proposta de pesquisa, ou seja, construímos e organizamos informações e diretrizes semelhantes a um passo a passo com modelos que exemplificam e esclarecem como cada etapa, não só de criação e configuração do ambiente, mas também como os momentos metodológicos propostos por Gallo, nomeadamente a sensibilização, a problematização, a investigação e a conceituação podem ser desenvolvidos e aplicados no processo de apropriação e utilização do referido ambiente virtual. Em nossas considerações finais, destacamos o grande potencial e mostramos a viabilidade da utilização do Facebook como recurso auxiliar ao ensino da filosofia, reconhecendo-o como capaz, a partir de sua correta adaptação e configuração, de proporcionar o desenvolvimento de características essenciais ao pensamento filosófico no ensino médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,47 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | pt_BR | |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO RECURSO AUXILIAR À EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ALTERNATIVA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE SÍLVIO GALLO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Jossilane.pdf | 4,58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642437/2/Dissertação Jossilane.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons