A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO RECURSO AUXILIAR À EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ALTERNATIVA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE SÍLVIO GALLO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Jossilane de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T17:24:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T17:24:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Jossilanept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642437-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo apresentar a construção e a viabilidade de uma prática alternativa de ensino de Filosofia que alia a proposta metodológica do educador e filósofo Sílvio Gallo com o ambiente virtual de uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo. Nesta perspectiva, o Facebook adquire, na investigação, a função de ferramenta auxiliar e complementar ao desenvolvimento das aulas de Filosofia, o que nos permitiu, através da sua adaptação e configuração adequada, pensar numa experiência e aplicação metodológica do ensino da Filosofia. Para o desenvolvimento do trabalho, partimos da sua construção e fundamentação teórica, o que o qualifica em princípio como uma pesquisa bibliográfica. Assim, num primeiro momento, foram feitas leituras e análises sobre a proposta metodológica e de ensino da Filosofia defendida por Sílvio Gallo, bem como utilizamos outras referências que vão ao encontro do pensamento adotado por nosso autor principal. Também utilizamos pesquisas de acadêmicos e dados que apontam para a viabilização e contribuição dos espaços virtuais no processo educacional. Em uma segunda etapa, a pesquisa adquire seu caráter exploratório e descritivo, ou seja, iniciamos o processo de análise, apresentação e exploração da rede social a fim de identificar quais recursos, funcionalidades e configurações são mais adequados para o uso do Facebook no ensino da filosofia. Nesse momento, apresentamos o produto de nossa proposta de pesquisa, ou seja, construímos e organizamos informações e diretrizes semelhantes a um passo a passo com modelos que exemplificam e esclarecem como cada etapa, não só de criação e configuração do ambiente, mas também como os momentos metodológicos propostos por Gallo, nomeadamente a sensibilização, a problematização, a investigação e a conceituação podem ser desenvolvidos e aplicados no processo de apropriação e utilização do referido ambiente virtual. Em nossas considerações finais, destacamos o grande potencial e mostramos a viabilidade da utilização do Facebook como recurso auxiliar ao ensino da filosofia, reconhecendo-o como capaz, a partir de sua correta adaptação e configuração, de proporcionar o desenvolvimento de características essenciais ao pensamento filosófico no ensino médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,47 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFacebookpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Título: dc.titleA UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO RECURSO AUXILIAR À EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ALTERNATIVA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE SÍLVIO GALLOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons