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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Rogean Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T17:16:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T17:16:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Rogean | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642436 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho de pesquisa aqui desenvolvido reflete sobre os desafios da formação filosófica no ensino médio hodierno frente aos condicionantes sociais que interferem diretamente na formação do sujeito. A partir do pensamento do filósofo Theodor Adorno mostrar-se-á como a formação tem se curvado docilmente aos interesses capitalistas e, desse modo, tem negado uma formação autêntica à juventude dessa etapa de ensino. O esclarecimento (Aufklärung), como desdobramento da razão na história, não cumpriu a promessa de tornar o home livre da tutoria de outrem, ao contrário do que pretendia lançou a humanidade noutra forma de menoridade: a servidão tecnológica que converteu a razão em mais um instrumento a favor da barbárie. As grandes catástrofes vivenciadas no século passado como as duas grandes guerras mundiais, os horrores dos campos de concentração nazistas, só para citar algumas, atestam a semiformação a que a sociedade está submetida. Será evidenciado que o desenvolvimento do capitalismo com toda a parafernália tecnológica afetou todas as dimensões da vida do sujeito, inclusive sua formação. E a escola como instituição formadora tem se mostrado incapaz de prestar uma formação emancipadora, dessarte, tem oferecido uma semiformação que se aprofunda pela influência dos produtos da indústria cultural. Nesse cenário a formação cultural (bildung) é negativamente afetada e se converte em semicultura (halbildung). O contexto brasileiro com as recentes reformas atesta essa situação. Assim, responder-se-á a questão acerca da possibilidade de, ainda, desenvolver uma formação para a autonomia em época do capitalismo global, por intermédio da filosofia. É necessário considerar que qualquer proposta metodológica para se pensar a educação, em Adorno, implica recorrer à novas experiências formativas em que seja possível repensar a estrutura social e que possa ao mesmo tempo efetivar o imperativo de evitar a barbárie. Nessa intenção uma proposta metodológica será oferecida, Tertúlia Filosófica, como subsídio pedagógico para a disciplina nessa etapa de ensino. A intenção é, pois, oferecer uma pesquisa que vislumbre a possibilidade, ainda que pequena, de formação filosófica no contexto da educação básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,27 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Razão Instrumental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Filosófica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSISCA: A TERTÚLIA FILOSÓFICA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA E RESISTÊNCIA EM ADORNO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Rogean.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642436/2/Dissertação Rogean.pdfDownload |
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