ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSISCA: A TERTÚLIA FILOSÓFICA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA E RESISTÊNCIA EM ADORNO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Rogean Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T17:16:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T17:16:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Rogeanpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642436-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho de pesquisa aqui desenvolvido reflete sobre os desafios da formação filosófica no ensino médio hodierno frente aos condicionantes sociais que interferem diretamente na formação do sujeito. A partir do pensamento do filósofo Theodor Adorno mostrar-se-á como a formação tem se curvado docilmente aos interesses capitalistas e, desse modo, tem negado uma formação autêntica à juventude dessa etapa de ensino. O esclarecimento (Aufklärung), como desdobramento da razão na história, não cumpriu a promessa de tornar o home livre da tutoria de outrem, ao contrário do que pretendia lançou a humanidade noutra forma de menoridade: a servidão tecnológica que converteu a razão em mais um instrumento a favor da barbárie. As grandes catástrofes vivenciadas no século passado como as duas grandes guerras mundiais, os horrores dos campos de concentração nazistas, só para citar algumas, atestam a semiformação a que a sociedade está submetida. Será evidenciado que o desenvolvimento do capitalismo com toda a parafernália tecnológica afetou todas as dimensões da vida do sujeito, inclusive sua formação. E a escola como instituição formadora tem se mostrado incapaz de prestar uma formação emancipadora, dessarte, tem oferecido uma semiformação que se aprofunda pela influência dos produtos da indústria cultural. Nesse cenário a formação cultural (bildung) é negativamente afetada e se converte em semicultura (halbildung). O contexto brasileiro com as recentes reformas atesta essa situação. Assim, responder-se-á a questão acerca da possibilidade de, ainda, desenvolver uma formação para a autonomia em época do capitalismo global, por intermédio da filosofia. É necessário considerar que qualquer proposta metodológica para se pensar a educação, em Adorno, implica recorrer à novas experiências formativas em que seja possível repensar a estrutura social e que possa ao mesmo tempo efetivar o imperativo de evitar a barbárie. Nessa intenção uma proposta metodológica será oferecida, Tertúlia Filosófica, como subsídio pedagógico para a disciplina nessa etapa de ensino. A intenção é, pois, oferecer uma pesquisa que vislumbre a possibilidade, ainda que pequena, de formação filosófica no contexto da educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,27 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRazão Instrumentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Filosóficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSISCA: A TERTÚLIA FILOSÓFICA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA E RESISTÊNCIA EM ADORNOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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