A IMAGINAÇAO NO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇAO BASEADA NA OBRA DE C. S. LEWIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFilho, João Batista de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T14:57:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T14:57:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-
identificador: dc.identifier.otherDissertação João Batistapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642435-
Resumo: dc.description.abstractA obra do escritor irlandês Clive Staples Lewis serviu de inspiração e fundamentação para a proposta elaborada com intuito de compor cursos de formação em Filosofia no ensino médio. Há, na obra do referido escritor, elementos que permitem pensar a educação contemporânea, tanto aquelas ficcionais, como As Crônicas de Nárnia, Além do Planeta Silencioso e Perelandra quanto as teológicas e filosóficas, como A Abolição do Homem Cristianismo Puro e Simples, O peso da Glória, Reflexões Cristãs, Os Quatro Amores, Cartas de um Diabo a seu Aprendiz, Deus no Banco dos Réus, Ética para Viver Melhor, Reflexões Cristãs, dentre outras. O ponto de partida que levou a tais leituras foi um livro de cunho biográfico sobre o escritor, intitulado Conversando com C. S. Lewis, de autoria de Alister McGrath . Nestas obras foi possível perceber um direcionamento que apontava para uma “composição filosófica”, pois ali havia muitos conceitos caros à Filosofia. Extraímos das ideias de Lewis o conceito de imaginação e o indicamos como elemento possibilitante da geração de metodologias para o ensino de filosofia no ensino médio. Além disso, elegemos o texto literário como elemento imaginativo essencial desse intuito . Foi proposto ainda um plano de curso de formação de tutoria no intuito de promover eventos filosóficos de forma a disseminar a leitura em geral e realizar apresentações estimuladoras da reflexão filosófica. Procuramos ainda indicar como essa proposta está de acordo com as Orientações Curriculares Nacionais e como será possível tal desenvolvimento sob a ótica da nova Base Curricular Nacional, dado que a filosofia entra como disciplina eletiva . A metodologia apresentada abrangerá, além de uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa a partir da observação das ações de um determinado grupo que porá em ação algumas propostas de atividades utilizando métodos criativos para, gradativamente, alcançar um patamar de debate mais filosófico. O plano de aulas está baseado nos textos de C. S. Lewis como roteiros.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,6 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImaginaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectC.S. Lewispt_BR
Título: dc.titleA IMAGINAÇAO NO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇAO BASEADA NA OBRA DE C. S. LEWISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons