Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Filho, João Batista de Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T14:57:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T14:57:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação João Batista | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642435 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A obra do escritor irlandês Clive Staples Lewis serviu de inspiração e fundamentação para a proposta elaborada com intuito de compor cursos de formação em Filosofia no ensino médio. Há, na obra do referido escritor, elementos que permitem pensar a educação contemporânea, tanto aquelas ficcionais, como As Crônicas de Nárnia, Além do Planeta Silencioso e Perelandra quanto as teológicas e filosóficas, como A Abolição do Homem Cristianismo Puro e Simples, O peso da Glória, Reflexões Cristãs, Os Quatro Amores, Cartas de um Diabo a seu Aprendiz, Deus no Banco dos Réus, Ética para Viver Melhor, Reflexões Cristãs, dentre outras. O ponto de partida que levou a tais leituras foi um livro de cunho biográfico sobre o escritor, intitulado Conversando com C. S. Lewis, de autoria de Alister McGrath . Nestas obras foi possível perceber um direcionamento que apontava para uma “composição filosófica”, pois ali havia muitos conceitos caros à Filosofia. Extraímos das ideias de Lewis o conceito de imaginação e o indicamos como elemento possibilitante da geração de metodologias para o ensino de filosofia no ensino médio. Além disso, elegemos o texto literário como elemento imaginativo essencial desse intuito . Foi proposto ainda um plano de curso de formação de tutoria no intuito de promover eventos filosóficos de forma a disseminar a leitura em geral e realizar apresentações estimuladoras da reflexão filosófica. Procuramos ainda indicar como essa proposta está de acordo com as Orientações Curriculares Nacionais e como será possível tal desenvolvimento sob a ótica da nova Base Curricular Nacional, dado que a filosofia entra como disciplina eletiva . A metodologia apresentada abrangerá, além de uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa a partir da observação das ações de um determinado grupo que porá em ação algumas propostas de atividades utilizando métodos criativos para, gradativamente, alcançar um patamar de debate mais filosófico. O plano de aulas está baseado nos textos de C. S. Lewis como roteiros. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,6 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | C.S. Lewis | pt_BR |
Título: dc.title | A IMAGINAÇAO NO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇAO BASEADA NA OBRA DE C. S. LEWIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação João Batista.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642435/2/Dissertação João Batista.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons