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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Baptista, Arthur José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T10:52:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T10:52:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Nossos pais não foram gauleses: Os desafios da formação de professores nos conteúdos da Lei 10.639/2003 no Colégio Pedro II, por meio das ações do NEABI/CPII | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642425 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objeto da pesquisa se baseia nos resultados obtidos por um levantamento realizado com ex-alunos dos cursos de Cultura e Mitologia Yorubá, das turmas de 2015 a 2019 . O levantamento foi feito com a utilização do instrumento Google formulários e elaborado com o objetivo de sondagem para se analisar como os cursos de Cultura e Mitologia Yorubá contribuíram na formação continuada dos professores para os quais os cursos foram oferecidos. O formulário foi enviado para um universo de 150 ex-alunos, dos quais 94 participantes das turmas dos anos 2015 a 2019 responderam. Concebido inicialmente para os alunos do Ensino Médio e para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica , na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA , o “I Curso de Cultura e Mitologia Yorubá” foi a primeira tentativa de trabalhar um conteúdo específico, caro aos saberes tradicionais de matriz afro-brasileira, de maneira permanente e formativa , fugindo do que parecia ser o formato utilizado comumente para a abordagem do tema, que se vê, diversas vezes, em culminâncias de projetos culturais folclorizados nas escolas e, por extensão , pela sociedade em geral. Para isso, dialoguei com autores decoloniais e africanos na perspectiva da educação antirracista. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.378 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | NEABI/CPII | pt_BR |
Título: dc.title | Nossos pais não foram gauleses: Os desafios da formação de professores nos conteúdos da Lei 10.639/2003 no Colégio Pedro II, por meio das ações do NEABI/CPII | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Arthur José Baptista arquivo final.pdf | 3,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642425/2/Arthur José Baptista arquivo final.pdfDownload |
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