Nossos pais não foram gauleses: Os desafios da formação de professores nos conteúdos da Lei 10.639/2003 no Colégio Pedro II, por meio das ações do NEABI/CPII

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBaptista, Arthur José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T10:52:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T10:52:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherNossos pais não foram gauleses: Os desafios da formação de professores nos conteúdos da Lei 10.639/2003 no Colégio Pedro II, por meio das ações do NEABI/CPIIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642425-
Resumo: dc.description.abstractO objeto da pesquisa se baseia nos resultados obtidos por um levantamento realizado com ex-alunos dos cursos de Cultura e Mitologia Yorubá, das turmas de 2015 a 2019 . O levantamento foi feito com a utilização do instrumento Google formulários e elaborado com o objetivo de sondagem para se analisar como os cursos de Cultura e Mitologia Yorubá contribuíram na formação continuada dos professores para os quais os cursos foram oferecidos. O formulário foi enviado para um universo de 150 ex-alunos, dos quais 94 participantes das turmas dos anos 2015 a 2019 responderam. Concebido inicialmente para os alunos do Ensino Médio e para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica , na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA , o “I Curso de Cultura e Mitologia Yorubá” foi a primeira tentativa de trabalhar um conteúdo específico, caro aos saberes tradicionais de matriz afro-brasileira, de maneira permanente e formativa , fugindo do que parecia ser o formato utilizado comumente para a abordagem do tema, que se vê, diversas vezes, em culminâncias de projetos culturais folclorizados nas escolas e, por extensão , pela sociedade em geral. Para isso, dialoguei com autores decoloniais e africanos na perspectiva da educação antirracista.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.378 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNEABI/CPIIpt_BR
Título: dc.titleNossos pais não foram gauleses: Os desafios da formação de professores nos conteúdos da Lei 10.639/2003 no Colégio Pedro II, por meio das ações do NEABI/CPIIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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