A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO DOS ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO NÍVEL MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFigueiredo, Santiago Pontes Freire-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T17:39:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T17:39:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Santiagopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642411-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho objetiva investigar a influência do ensino de filosofia para a construção da autonomia e emancipação dos alunos no âmbito do ensino médiotécnico, no contexto de um ensino voltado para as competências técnicas profissionais e mercadológicas. A pesquisa parte da premissa de que as referidas escolas possuem uma estrutura que visam prioritariamente o ensino técnico, ou seja, a preparação de uma mão de obra que se apresenta carente no mercado de trabalho, visto que uma grande parte da carga horária total é destinada a este fim. Apesar dessa “prioridade”, que não quer dizer “exclusividade”, é notório, na proposta curricular dos cursos, uma preocupação com a formação humana, cidadã e até existencial dos estudantes, devido à inclusão de disciplinas que possuem a função de levar até eles um conhecimento histórico, filosófico, político, social, artístico e literário, geralmente presentes nas disciplinas de ciências humanas. Porém, percebemos uma “marginalização” desta área do saber que, nas referidas instituições de ensino, atuam como coadjuvantes, não sendo reconhecida, muitas vezes, a sua devida importância. No caso específico da filosofia, dispõe de apenas uma hora/aula de cinquenta minutos, semanalmente, para desenvolver os seus conteúdos. Mesmo assim, queremos demostrar a possibilidade de formação na relação com um ensino de filosofia que propõe um ensino crítico, autônomo e emancipador dentro destes ambientes pensados para o desenvolvimentos das ciências pragmáticas. Veremos uma análise histórica da inserção do ensino profissionalizante no Brasil desde a colonização, destacando o papel excludente com que esta modalidade de ensino se configurou ao longo dos anos, ao formar uma cultura de subserviência. À luz do pensamento de Theodor Adorno, Max Horkheimer e de importantes comentadores, veremos como o capitalismo penetra nas entranhas dos indivíduos, ditando o ritmo de suas vidas, ações, pensamentos, moldando o modelo humano que mais adequa a esta lógica de coisificação. Como consequência temos o desvelamento de uma semi-formação e semi-cultura gerada pela intensificação do consumo das massas e da hipervalorização dos saberes práticos. Como saída, apontaremos para metodologias que promovam uma educação integral, incentivando a apreensão dos conteúdos que levem os estudantes a um pensar crítico, questionador, autônomo e emancipador. Observaremos como o ensino de filosofia pode contribuir para a formação da autonomia, emancipação dos estudantes. Apresentaremos pesquisas realizadas com alunos do ensino médio em nível técnico, a fim de demonstrar com dados e entrevistas, a efetividade da filosofia nesta modalidade de ensino. Descreveremos a metodologia utilizada bem como os resultados oriundos desta, para a formulação das considerações seguintes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent817 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmancipaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Técnicopt_BR
Título: dc.titleA IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO DOS ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO NÍVEL MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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