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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Figueiredo, Santiago Pontes Freire | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T17:39:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T17:39:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Santiago | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642411 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva investigar a influência do ensino de filosofia para a construção da autonomia e emancipação dos alunos no âmbito do ensino médiotécnico, no contexto de um ensino voltado para as competências técnicas profissionais e mercadológicas. A pesquisa parte da premissa de que as referidas escolas possuem uma estrutura que visam prioritariamente o ensino técnico, ou seja, a preparação de uma mão de obra que se apresenta carente no mercado de trabalho, visto que uma grande parte da carga horária total é destinada a este fim. Apesar dessa “prioridade”, que não quer dizer “exclusividade”, é notório, na proposta curricular dos cursos, uma preocupação com a formação humana, cidadã e até existencial dos estudantes, devido à inclusão de disciplinas que possuem a função de levar até eles um conhecimento histórico, filosófico, político, social, artístico e literário, geralmente presentes nas disciplinas de ciências humanas. Porém, percebemos uma “marginalização” desta área do saber que, nas referidas instituições de ensino, atuam como coadjuvantes, não sendo reconhecida, muitas vezes, a sua devida importância. No caso específico da filosofia, dispõe de apenas uma hora/aula de cinquenta minutos, semanalmente, para desenvolver os seus conteúdos. Mesmo assim, queremos demostrar a possibilidade de formação na relação com um ensino de filosofia que propõe um ensino crítico, autônomo e emancipador dentro destes ambientes pensados para o desenvolvimentos das ciências pragmáticas. Veremos uma análise histórica da inserção do ensino profissionalizante no Brasil desde a colonização, destacando o papel excludente com que esta modalidade de ensino se configurou ao longo dos anos, ao formar uma cultura de subserviência. À luz do pensamento de Theodor Adorno, Max Horkheimer e de importantes comentadores, veremos como o capitalismo penetra nas entranhas dos indivíduos, ditando o ritmo de suas vidas, ações, pensamentos, moldando o modelo humano que mais adequa a esta lógica de coisificação. Como consequência temos o desvelamento de uma semi-formação e semi-cultura gerada pela intensificação do consumo das massas e da hipervalorização dos saberes práticos. Como saída, apontaremos para metodologias que promovam uma educação integral, incentivando a apreensão dos conteúdos que levem os estudantes a um pensar crítico, questionador, autônomo e emancipador. Observaremos como o ensino de filosofia pode contribuir para a formação da autonomia, emancipação dos estudantes. Apresentaremos pesquisas realizadas com alunos do ensino médio em nível técnico, a fim de demonstrar com dados e entrevistas, a efetividade da filosofia nesta modalidade de ensino. Descreveremos a metodologia utilizada bem como os resultados oriundos desta, para a formulação das considerações seguintes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 817 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Técnico | pt_BR |
Título: dc.title | A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO DOS ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO NÍVEL MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Santiago.pdf | 817,37 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642411/2/Dissertação Santiago.pdfDownload |
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