O LECIONAR DA FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO NOTURNO: UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DE SÓCRATES, DE IMMANUEL KANT E DE PAULO FREIRE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMonteiro, Hernanes Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T17:32:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T17:32:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Hernanespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642410-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa de mestrado com o título “O lecionar da Filosofia no nível médio noturno: uma metodologia de ensino na concepção pedagógica de Sócrates, de Immanuel Kant e de Paulo Freire”, tem como objetivo indicar uma metodologia de ensino de Filosofia para o turno da noite, fundamentada na ideia educacional socrática, kantiana e freiriana. Assim o ensino médio noturno possui diversas problemáticas que demandam a atenção do professor no emprego de uma metodologia adequada. Porém, nos últimos tempos, a educação noturna não tem recebido a devida atenção do poder público e pouco amparo nas legislações para garantir uma aprendizagem de qualidade aos discentes. Como consequência a educação noturna apresenta estudantes desmotivados e com baixo rendimento escolar, o que tem estereotipado, perante a rede pública de ensino, como o turno do fracasso. Em face a esse ambiente adverso, após um período ausente do currículo, está presente a disciplina de Filosofia com o desafio de desenvolver no aluno um pensamento crítico e ético, ou seja, proporcionar o discernimento das ações, a autonomia na elaboração do pensamento e a consciência da sociedade existente. Enfatiza-se que Sócrates, Kant e Freire apontam que a educação deve levar o sujeito a refletir e todos destacam o diálogo nesse processo. Por esse cenário descrito a dissertação é motivada pela seguinte questão: como uma metodologia de ensino fundamentada na concepção pedagógica socrática, kantiana e freiriana pode contribuir para uma formação crítica dos alunos do nível médio noturno? Dessa maneira o referido trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica nas obras de Sócrates, de Kant e de Paulo Freire que tratam sobre educação e a condução do pensar reflexivo, além de leis e de artigos sobre o ensino. Também é fruto de uma pesquisa de levantamento com os discentes de uma escola noturna na intenção de verificar a aceitabilidade dos métodos propostos e analisar a avaliação que fazem das aulas de Filosofia na instituição que estudam. A pesquisa de campo indicou que os estudantes apreciam a metodologia que é aplicada na escola, além de considerarem relevante as estratégias metodológicas indicadas para lecionar Filosofia. Nas considerações finais destaca-se que a metodologia apontada desenvolverá a capacidade de filosofar do aluno noturno na condição do docente dialogar com os estudantes, utilizar a história da Filosofia e a apropriar-se do seu contexto de vida.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,79 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNoturnopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNível Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSócratespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectKantpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freirept_BR
Título: dc.titleO LECIONAR DA FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO NOTURNO: UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DE SÓCRATES, DE IMMANUEL KANT E DE PAULO FREIREpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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