
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Monteiro, Hernanes Araújo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T17:32:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T17:32:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação Hernanes | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642410 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa de mestrado com o título “O lecionar da Filosofia no nível médio noturno: uma metodologia de ensino na concepção pedagógica de Sócrates, de Immanuel Kant e de Paulo Freire”, tem como objetivo indicar uma metodologia de ensino de Filosofia para o turno da noite, fundamentada na ideia educacional socrática, kantiana e freiriana. Assim o ensino médio noturno possui diversas problemáticas que demandam a atenção do professor no emprego de uma metodologia adequada. Porém, nos últimos tempos, a educação noturna não tem recebido a devida atenção do poder público e pouco amparo nas legislações para garantir uma aprendizagem de qualidade aos discentes. Como consequência a educação noturna apresenta estudantes desmotivados e com baixo rendimento escolar, o que tem estereotipado, perante a rede pública de ensino, como o turno do fracasso. Em face a esse ambiente adverso, após um período ausente do currículo, está presente a disciplina de Filosofia com o desafio de desenvolver no aluno um pensamento crítico e ético, ou seja, proporcionar o discernimento das ações, a autonomia na elaboração do pensamento e a consciência da sociedade existente. Enfatiza-se que Sócrates, Kant e Freire apontam que a educação deve levar o sujeito a refletir e todos destacam o diálogo nesse processo. Por esse cenário descrito a dissertação é motivada pela seguinte questão: como uma metodologia de ensino fundamentada na concepção pedagógica socrática, kantiana e freiriana pode contribuir para uma formação crítica dos alunos do nível médio noturno? Dessa maneira o referido trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica nas obras de Sócrates, de Kant e de Paulo Freire que tratam sobre educação e a condução do pensar reflexivo, além de leis e de artigos sobre o ensino. Também é fruto de uma pesquisa de levantamento com os discentes de uma escola noturna na intenção de verificar a aceitabilidade dos métodos propostos e analisar a avaliação que fazem das aulas de Filosofia na instituição que estudam. A pesquisa de campo indicou que os estudantes apreciam a metodologia que é aplicada na escola, além de considerarem relevante as estratégias metodológicas indicadas para lecionar Filosofia. Nas considerações finais destaca-se que a metodologia apontada desenvolverá a capacidade de filosofar do aluno noturno na condição do docente dialogar com os estudantes, utilizar a história da Filosofia e a apropriar-se do seu contexto de vida. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,79 Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Noturno | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Nível Médio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sócrates | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Kant | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
| Título: dc.title | O LECIONAR DA FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO NOTURNO: UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DE SÓCRATES, DE IMMANUEL KANT E DE PAULO FREIRE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Hernanes.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642410/2/Dissertação Hernanes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons