UMA ABORDAGEM DO PENSAR EM ADORNO: PARA A AUTONOMIA INTELECTUAL NO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Francisco Ronniere da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T15:14:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T15:14:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Ronnierept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642407-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva contribuir com a reflexão acerca da autonomia intelectual no Ensino da Filosofia no Ensino Médio. Nesse sentido, num primeiro momento, se apresentou uma proposta metodológica tendo como aporte teórico o pensar apara autonomia na perspectiva adorniana. Para tal, se empreendeu a leitura e análise de textos de Adorno e Horkheimer (Dialética do Esclarecimento), Adorno (Teoria da Semiformação), Wolfgang Leo Maar (À guisa da introdução: Adorno e a experiência formativa) e István Mèszáros (A educação para além do capital e Teoria da alienação) que oportunizaram um quadro relevante da configuração do modus operandi do capital na sociedade administrada. Nas análises empreendidas se primou por desvelar, à luz do pensamento de Theodor Adorno, a estratégica influência da estrutura de dominação da classe dominante no processo formativo dos indivíduos na sociedade administrada, sob o agenciamento categórico da indústria cultural, ao viabilizar e sedimentar a semiformação como canal legitimador dos interesses e valores da sociedade capitalista. Em seguida, se tratou de compartilhar o material e método pertinente à estruturação do grupo focal, assim como, a aplicabilidade do exercício do pensar, com ênfase na experiência intelectual dos sujeitos, enquanto possibilidade à autorreflexão. Nesse sentido, se priorizou referenciar a busca por vivenciar tal propositura no espaço do grupo focal, por se entender ser a proposta que corresponderia à metodologia em construção, uma vez que este se configura como lócus da pluralidade de ideias, contrapontos e percepções várias – manifestas a partir dos relatos de experiências, do diálogo, das respostas compartilhadas e análises vivenciadas pelos estudantes. Sob esse espectro, empreendeu-se a coleta e análise de dados, tendo como aporte, o referencial bibliográfico e a metodologia fundamentada no pensar, enquanto autorreflexão no processo formativo dos indivíduos. Esta, por sua vez, nos possibilitou a constatação da importância do exercício autorreflexivo no ensino da filosofia com os jovens estudantes em formação. Essa metodologia, ao concluirmos a pesquisa, se nos apresentou propositiva ao fomento e à potencialização da autonomia intelectual dos estudantes no ensino da Filosofia no Ensino Médio à luz do exercício do pensar para autorreflexão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,19 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutorreflexãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperiência Intelectualpt_BR
Título: dc.titleUMA ABORDAGEM DO PENSAR EM ADORNO: PARA A AUTONOMIA INTELECTUAL NO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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