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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Dayane Evellin de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T15:06:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T15:06:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Dayane | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642406 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A ideia da criação de um grupo de estudos filosóficos sobre Gênero na escola de educação básica surgiu através da percepção de uma realidade que incorpora a prática social dominante quando ignora a diversidade de sujeitos. Entendendo o saber filosófico enquanto possibilidade de reflexão capaz de proporcionar aos jovens um pensar emancipatório, esse projeto trata da criação um Núcleo de estudos sobre gênero buscando a saída do lugar de silêncio em que esses temas e indivíduos se encontram. Seu desenvolvimento se deu na EEEP Presidente Roosevelt, escola de Ensino Médio, de tempo integral e modalidade de educação profissional da rede estadual do Ceará na cidade de Fortaleza. Para que essa experiência fosse possível iniciamos pensando sobre o papel do ensino de Filosofia e do Gênero na escola, além de entender a perspectiva de uma educação voltada aos direitos humanos, o que refletimos na primeira parte desse texto. Logo em seguida trazemos a perspectiva de Beauvoir (2009), Foucault (2005) e Butler (2017) como fundamentação que possibilitou a compreensão e planejamento dessa pesquisa. Nossa metodologia teve como referencial a pesquisa ação, ressaltando a interação do pesquisador com o grupo, ao mesmo tempo em que fomenta o engajamento dos participantes da pesquisa nas reivindicações, decisões e ações. O período a ser analisado são os anos de 2018 e 2019. Os encontros do Núcleo foram baseados em leituras , problematizações e elaboração de ações direcionadas à comunidade escolar, descritas no ponto quatro desse trabalho. Buscando compreender como esse espaço ganhou significado em suas reflexões, bem como suas percepções sobre os impactos causados por ele na vivência es colar, realizamos entrevistas com seus integrantes. Ao analisarmos as respostas percebemos uma compreensão crítica sobre os temas trabalhados nas reuniões, a superação de preconceitos e a aproximação com a leitura filosófica. Por fim, avaliamos os desdobramentos externos do Núcleo como, o desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica em nível de Ensino Médio centradas na temática e de que forma as experiências do grupo de estudos contribuíram para o planejamento de atividades no tempo da Filosofia na sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,68 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Grupo de Estudo | pt_BR |
Título: dc.title | NÚCLEO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS SOBRE GÊNERO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Dayane.pdf | 3.78 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642406/2/Dissertação Dayane.pdfDownload |
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