
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Custódio, Robson Pontes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T14:45:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T14:45:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação Robson | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642405 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O trabalho de pesquisa intitulado O ensino de filosofia por meio da aprendizagem cooperativa: uma experiência no ensino médio do IFCE Campus Caucaia Ceará ””, tem como objetivo investigar e apresentar a metodologia de aprendizagem cooperativa e sua aplicabilidade no ensino de filosofia, como uma metodologia que possibilita e potencializa o aprender filosofia de forma filosófica. Aprender filosofia filosofando é um desafio atual para quem leciona essa disciplina nas escolas do ensino médio, e essa é a principal relevância trazida por este trabalho para a sociedade, principalmente para os professores e/ou pesquisadores que tenham interesse no estudo do ensino de filosofia e/ou no estudo da metodologia de aprendizagem cooperativa. Para tanto, tomamos o pensamento de Sócrates como base teórica fundamental. Sócrates é o pensador que faz o elo, trazendo características em comum entre a filosofia, s eu ensino e aprendizagem cooperativa, sendo, portanto, o mestre de Atenas utilizado, portanto, para fundamentar teórico e filosoficamente esse trabalho. Além disso, foi também realizada uma pesquisa bibliográfica baseada em autores que pensam o ensino de filosofia e em autores que pensam a própria metodologia de aprendizagem cooperativa. Assim, a metodologia utilizada para realização dessa pesquisa, foi além da pesquisa bibliográfica, uma pesquisa de campo aplicada em uma turma do IFCE Campus Caucaia CE , na qual durante um semestre a aprendizagem cooperativa foi aplicada conforme orientações e regras próprias sugeridas após leituras e visitações a locais em que essa metodologia já vem sendo aplicada. Após esse período, um questionário foi aplicado aos estudantes no intuito d e recolher e analisar os dados. O s resultados alcançados trouxeram contribuições tanto no aspecto cognitivo dos estudantes em relação à aprendizagem dos conteúdos de filosofia, como no aspecto do desenvolvimento de habilidades coletivas e sociais, apontando para uma formação de estudantes que poderão desenvolver a sua autonomia de pensamento quando alcançarem a idade adulta. Tudo isso confirma a demonstração de que com a aplicabilidade da metodologia de aprendizagem cooperativa no ensino de filosofia, pode emergir a possibilidade de tornar realidade em sala de aula o aprender filosofia de forma filosófica, contribuindo para que o estudo dessa questão possa ser ainda mais aprofundado trazendo contribuições de maior alcance para a sociedade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,97 Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Cooperativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sócrates | pt_BR |
| Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA POR MEIO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA : UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO DO IFCE CAMPUS CAUCAIA - CEARÁ | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Robson.pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642405/2/Dissertação Robson.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons