O ENSINO DE FILOSOFIA POR MEIO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA : UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO DO IFCE CAMPUS CAUCAIA - CEARÁ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCustódio, Robson Pontes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T14:45:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T14:45:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Robsonpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642405-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho de pesquisa intitulado O ensino de filosofia por meio da aprendizagem cooperativa: uma experiência no ensino médio do IFCE Campus Caucaia Ceará ””, tem como objetivo investigar e apresentar a metodologia de aprendizagem cooperativa e sua aplicabilidade no ensino de filosofia, como uma metodologia que possibilita e potencializa o aprender filosofia de forma filosófica. Aprender filosofia filosofando é um desafio atual para quem leciona essa disciplina nas escolas do ensino médio, e essa é a principal relevância trazida por este trabalho para a sociedade, principalmente para os professores e/ou pesquisadores que tenham interesse no estudo do ensino de filosofia e/ou no estudo da metodologia de aprendizagem cooperativa. Para tanto, tomamos o pensamento de Sócrates como base teórica fundamental. Sócrates é o pensador que faz o elo, trazendo características em comum entre a filosofia, s eu ensino e aprendizagem cooperativa, sendo, portanto, o mestre de Atenas utilizado, portanto, para fundamentar teórico e filosoficamente esse trabalho. Além disso, foi também realizada uma pesquisa bibliográfica baseada em autores que pensam o ensino de filosofia e em autores que pensam a própria metodologia de aprendizagem cooperativa. Assim, a metodologia utilizada para realização dessa pesquisa, foi além da pesquisa bibliográfica, uma pesquisa de campo aplicada em uma turma do IFCE Campus Caucaia CE , na qual durante um semestre a aprendizagem cooperativa foi aplicada conforme orientações e regras próprias sugeridas após leituras e visitações a locais em que essa metodologia já vem sendo aplicada. Após esse período, um questionário foi aplicado aos estudantes no intuito d e recolher e analisar os dados. O s resultados alcançados trouxeram contribuições tanto no aspecto cognitivo dos estudantes em relação à aprendizagem dos conteúdos de filosofia, como no aspecto do desenvolvimento de habilidades coletivas e sociais, apontando para uma formação de estudantes que poderão desenvolver a sua autonomia de pensamento quando alcançarem a idade adulta. Tudo isso confirma a demonstração de que com a aplicabilidade da metodologia de aprendizagem cooperativa no ensino de filosofia, pode emergir a possibilidade de tornar realidade em sala de aula o aprender filosofia de forma filosófica, contribuindo para que o estudo dessa questão possa ser ainda mais aprofundado trazendo contribuições de maior alcance para a sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,97 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Cooperativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSócratespt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA POR MEIO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA : UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO DO IFCE CAMPUS CAUCAIA - CEARÁpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons