Época, Veja e o (e)leitor : estratégias discursivas na construção da imagem de presidenciáveis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorôa, Maria Luiza Monteiro Sales-
Autor(es): dc.creatorSilva, João Carlos Rodrigues da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:52:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:52:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/10124-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642165-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2011.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo principal investigar, à luz do quadro teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC), as estratégias discursivas que contribuem para identificar a orientação argumentativa em reportagens sobre as eleições presidenciais 2006, nas revistas Época e Veja. Para alcançá-lo, analisamos, em corpus constituído por capas e reportagens das duas revistas, ocorrências de recursos de referenciação como marcas e manifestações de valores ou opiniões a respeito do objeto de discurso; examinamos como marcas e manifestações de valores ou opiniões presentes nas reportagens reproduzem, reestruturam ou desafiam outros discursos; e comparamos reportagens das duas revistas a fim de explicar, com base em elementos de análise da prática social, as consequências dessas práticas discursivas na sociedade (McLUHAN, 2007; CHARAUDEAU, 2006; THOMPSON, 2005). O arcabouço teórico desta pesquisa advém da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH 1989, 2001, 2003; CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999; FOWLER, 2004; WODAK, 2004 e van DIJK 1995, 2000), associada aos pressupostos da Linguística Textual (KOCH, MORATO & BENTES, 2005; KOCH, 2002, 2004) e à Teoria da Argumentação (DUCROT, 1981), sempre que esses embasamentos teóricos se mostrem produtivos na análise. Constatamos, entre outras coisas, que o propósito discursivo principal consiste em denunciar atitudes reprováveis do ponto de vista legal e moral, oriunda de atores sociais que deveriam primar justamente pela moralidade e pela legalidade. Ambas as revistas conseguem atingir tal propósito discursivo, valendo-se dos mesmos recursos linguísticos, porém utilizam-nos em diferentes intensidades: a revista Veja faz questão de deixar explícitas com veemência as marcas de seus valores e de suas opiniões, seja através de expressões nominais definidas, seja através de imagens, seja através de expressões metafóricas no mais das vezes de tom pejorativo ou negativo; a revista Época também as deixa explícitas, embora não o faça tão veementemente. Espera-se que essa análise contribua para aprofundar as discussões em torno da prática discursiva escrita da grande mídia brasileira, uma máquina midiática que atua como extensão do homem, de um grupo e de seus interesses. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis research aims at investigating, in light of theoretical and methodological framework of Critical Discourse Analysis (CDA), the discursive strategies that help to identify the argumentative orientation in news on the presidential elections in 2006, found in Época and Veja magazines. To achieve this aim, we analyzed, in corpus consisting of covers and news of both magazines, instances of referential resources such as marks and expressions of values or opinions about the object of discourse; we examined how marks and expressions of values or opinions presented in those news reproduce, restructure or challenge other speeches; and we compared news of both magazines in order to explain, based on elements of social practice analysis, the consequences of those discursive practices in society (McLUHAN, 2007; CHARAUDEAU, 2006; THOMPSON, 2005). The theoretical framework of this research comes from Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH 1989, 2001, 2003; CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999; FOWLER, 2004; WODAK, 2004 and van DIJK 1995, 2000), associated with the assumptions of Textual Linguistics (KOCH, MORATO & BENTES, 2005; KOCH, 2002, 2004) and the Theory of Argumentation (DUCROT, 1981), whenever these theoretical bases prove useful in the analysis. We found, among other things, that the main discursive purpose consists of exposing objectionable attitudes from legal and moral point of view which comes from social actors who should excel precisely at morality and legality. Both magazines manage to achieve this discursive purpose, using the same linguistic resources, but using them at different intensities: Veja magazine strongly insists on making explicit the marks of its values and opinions, either through defined nominal expressions, through images, or through metaphorical expressions which are most often negative or of a derogatory tone; Época magazine also makes them explicit, but not so strongly. We hope that this analysis contributes to further discussions about the discursive practice of Brazilian written mass media, a media machine that acts as an extension of man, of a group and its interests.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica textual-
Palavras-chave: dc.subjectReferência (Linguística)-
Título: dc.titleÉpoca, Veja e o (e)leitor : estratégias discursivas na construção da imagem de presidenciáveis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.