A memória dos idosos em tarefas complexas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVan Erven, Terezinha de Jesus Cordeiro Galvão-
Autor(es): dc.creatorJanczura, Gerson Américo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:52:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:52:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2010-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5979-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722004000100008-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642047-
Descrição: dc.descriptionDois experimentos compararam o desempenho de jovens e idosos nos testes de recuperação livre, recuperação com pista extra-lista e recuperação com pista intra-lista. No primeiro experimento, foi avaliada a influência da complexidade da tarefa, do tempo de apresentação dos estímulos e da faixa etária sobre a recuperação livre de palavras apresentadas no contexto de sentenças. No segundo, jovens e idosos foram comparados para verificar os efeitos da complexidade da tarefa, do tipo de teste, do tamanho do conjunto do alvo e da força associativa da pista sobre a memória de palavras no contexto de sentenças do teste de recuperação com pista extra-lista e intra-lista. Os resultados mostraram uma redução na evocação em função do aumento da idade dos participantes. Também indicaram que a magnitude da diferença variou, dependendo do tipo de teste de memória aplicado e da presença de contexto relacionado ao alvo durante a codificação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionTwo experiments tested young and elderly participants in free recall, intra-list and extra-list cued recall. The first study investigated the effects of task complexity, age and stimulus presentation rate on free recall of words presented within sentences. In the second experiment cued recall for words were investigated as a function of age, type of memory test, target set size and associative strength. The results revealed poorer recall for older than younger people. This difference varied according to the type of memory test and to the presence of context related to targets during encoding.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectMemória de idosos-
Palavras-chave: dc.subjectComplexidade da tarefa-
Palavras-chave: dc.subjectTeste de memória-
Título: dc.titleA memória dos idosos em tarefas complexas-
Título: dc.titleAging and memory in complex tasks-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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