O conhecimento matemático como fator determinante no ensino e na aprendizagem : percepções de professores brasileiros que ensinam matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSouza Junior, Marlo Mendes de-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Rafaela Oliveira-
Autor(es): dc.creatorDörr, Raquel Carneiro-
Autor(es): dc.creatorSilva, Rebeca de Miranda-
Autor(es): dc.creatorNeves, Regina da Silva Pina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:51:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:51:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35276-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/641749-
Descrição: dc.descriptionO ensino e a aprendizagem de Matemática no Brasil têm suscitado discussões em função dos resultados, ainda abaixo do esperado, a presentados pelos estudantes nas avaliações em larga escala. Assim, questionam-se a formação inicial dos professores que ensinam Matemática, o distanciamento da formação acadêmica em relação à prática e o impacto do conhecimento matemático na atuação docente. Desse modo, desenvolveu-se um estudo com 45 professores que ensinam Matemática, tendo como objetivos: identificar as percepções desses professores, licenciados em Pedagogia e Matemática, sobre suas práticas de ensino e conhecer suas aspirações por aprimoramento em conteúdos matemáticos específicos. Os participantes responderam a duas perguntas acerca de suas percepções, atuação docente e necessidades formativas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e os resultados mostram que eles consideram a Matemática como componente curricular difícil de ser ensinada e têm na geometria o tópico curricular mais requerido para aprofundamento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidad de Medellín; Universidad de Antioquia-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela professora Regina da Silva Pina Neves, em 08 de agosto de 2019, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Título: dc.titleO conhecimento matemático como fator determinante no ensino e na aprendizagem : percepções de professores brasileiros que ensinam matemática-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.