Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Souza Junior, Marlo Mendes de | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Rafaela Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Dörr, Raquel Carneiro | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Rebeca de Miranda | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, Regina da Silva Pina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T18:51:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T18:51:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35276 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/641749 | - |
Descrição: dc.description | O ensino e a aprendizagem de Matemática no Brasil têm suscitado discussões em função dos resultados, ainda abaixo do esperado, a presentados pelos estudantes nas avaliações em larga escala. Assim, questionam-se a formação inicial dos professores que ensinam Matemática, o distanciamento da formação acadêmica em relação à prática e o impacto do conhecimento matemático na atuação docente. Desse modo, desenvolveu-se um estudo com 45 professores que ensinam Matemática, tendo como objetivos: identificar as percepções desses professores, licenciados em Pedagogia e Matemática, sobre suas práticas de ensino e conhecer suas aspirações por aprimoramento em conteúdos matemáticos específicos. Os participantes responderam a duas perguntas acerca de suas percepções, atuação docente e necessidades formativas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e os resultados mostram que eles consideram a Matemática como componente curricular difícil de ser ensinada e têm na geometria o tópico curricular mais requerido para aprofundamento. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidad de Medellín; Universidad de Antioquia | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela professora Regina da Silva Pina Neves, em 08 de agosto de 2019, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Título: dc.title | O conhecimento matemático como fator determinante no ensino e na aprendizagem : percepções de professores brasileiros que ensinam matemática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: