Formação continuada e trabalho pedagógico : o caso de uma professora egressa do curso de pedagogia para professores em exercício no início de escolarização-PIE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorResende, Lúcia Maria Gonçalves de-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Jacira Chaves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:51:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:51:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2009-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2006-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2006-05-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2381-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/641748-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2006.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo pautou-se nas reflexões sobre a prática pedagógica de uma professora egressa do curso PIE e objetivou analisar as concepções que fundamentam o processo de formação continuada do PIE; analisar a organização do trabalho pedagógico da professora e alunos de uma classe de educação fundamental e que relações à professora desenvolveu entre sua formação inicial/continuada e o PIE. A metodologia utilizada privilegiou a abordagem qualitativa, com a utilização do questionário, observação, entrevistas semi-estruturadas e análise documental. A análise de dados permitiu constatar os seguintes avanços: o PIE tem contribuído para a mudança de práticas conservadoras no contexto de sala de aula, práticas repetitivas e contraditórias, reflexo do processo de formação vivenciado na formação inicial e dos saberes construídos na experiência docente, bem como de práticas cristalizadas no interior da escola, espaço cheio de conflitos e ambigüidades; o exercício da docência como elemento que possibilita a articulação teoria e prática; o uso da tecnologia como possibilidade formativa; a organização do trabalho pedagógico do PIE como diferenciador dos demais cursos de formação; a universidade pública como privilégio de acesso aos professores que atuam na escola pública, possibilitando assim ensino e pesquisa. Entretanto, entraves foram constatados como: distanciamento entre universidade e escola; dificuldade, em alguns momentos, da implementação de uma proposta nova junto a práticas cristalizadas, é preciso tempo; a falta de acompanhamento mais sistematizado no uso da tecnologia gerando falsas expectativas e carência de recursos materiais e humanos para a implementação da proposta. Apesar dessas dificuldades não podemos desconsiderar seu caráter inovador e as características de um processo de formação que busca superar a perspectiva conservadora , fundamentada numa visão positivista de sociedade e homem. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionPedagogy course to teacher’s (from PIE) pedagogical practice and its objectives was to analyze the conceptions that base the process of continual formation from PIE and to analyze the organization of the pedagogical work from the teacher and the students of a fundamental class and what relations the teacher developed with her initial formation/continued and the PIE. The methodology chosen gave support to a qualitative approach though questionnaire, observation, semi-structured personal interviewing and data analysis. By the data analysis, it was possible to observe some advances. The PIE has contributed for changes in the conservative practice in the classroom. This has brought in repetitive and contradictory practice and it reflects from the formation process experienced in the initial formation and from the knowledge gained by the teaching experience, and also from pure practice in the school which is full of conflict and ambiguity. This exercise of teaching with element that gives possibility of articulation of the theory and practice and the use of technology like formative possibility made the organization of the pedagogical work from PIE as a different thing from the other formation courses. The public University gave access privileges to the teachers who work in public school, giving possibility to increase their knowledge and search for what they want. However, some hindrances were found, like: the distance between the University and school, difficulties in some moments like the introduction of a new proposal besides a clean practice, lack of time, the lack of system partnership in the use of technology creating false expectation and lack of material and human resource to start the project. In spite of everything, we have to consider its innovative feature and aspects of a teachers’ education trying to leave the conservative perspective behind, being based on a positivist view of the man and the society.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - professores - educação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - treinamento-
Título: dc.titleFormação continuada e trabalho pedagógico : o caso de uma professora egressa do curso de pedagogia para professores em exercício no início de escolarização-PIE-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.