Evasão escolar e os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Denise Bianca Maduro-
Autor(es): dc.creatorCastioni, Remi-
Autor(es): dc.creatorMartínez, Rogfel Thompson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:51:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:51:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41082-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n22021p437-460-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-4909-1850-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-5459-3492-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-0605-6561-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/641641-
Descrição: dc.descriptionO artigo discute o contexto de produção de dados quantitativos sobre evasão escolar na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no Brasil, com especial atenção para o ensino médio técnico, entre 2003 e 2015. Por meio de análise documental e entrevistas a gestores, são apresentadas as ações do governo federal ao tratarem da formulação de indicadores que quantifiquem a evasão escolar. Especial atenção é dada às mudanças nas bases de dados, nas formas de cálculos e na estrutura e cultura institucional necessárias para se medir a evasão escolar. As escolhas institucionais do governo federal para lidar com a evasão escolar revelam a complexidade do problema e os limites e possibilidades das políticas públicas implementadas. Explicita-se um Estado regulador e avaliador, distante dos modos de combate à evasão.-
Descrição: dc.descriptionThe article discusses the context of production of quantitative data on school dropout at the Federal Network of Vocational and Technological Education in Brazil, especially at vocational high schools, between 2003 and 2015. Based on documental analysis and interviews with managers, the actions of the federal government in the formulation of indicators that quantify school dropout are presented. The study focuses on changes in the databases, forms of calculations, and institutional structure and culture required to measure dropout. The institutional choices of the federal government to deal with dropout reveal the complexity of the problem, as well as the limits and possibilities of the implemented public policies. This demonstrates a regulatory and evaluative State away from the modes of combating school dropout.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherEssentia Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEste documento é protegido por Copyright © 2021 pelos Autores - (CC BY) - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Os usuários têm permissão para copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica Pública-
Título: dc.titleEvasão escolar e os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015-
Título: dc.titleSchool dropout and the indicators of the Federal Professional Education System in Brazil between 2003 and 2015-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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