Inventário de práticas docentes que favorecem a criatividade no ensino superior

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlencar, Eunice M. L. Soriano de-
Autor(es): dc.creatorFleith, Denise de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:51:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:51:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26235-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/641636-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve como objetivo construir e validar um instrumento que permitisse avaliar a percepção de estudantes universitários quanto à extensão em que seus professores vinham apresentando comportamentos e implementando práticas docentes que favorecem o desenvolvimento e a expressão da criatividade do aluno. O instrumento denominado Inventário de Práticas Docentes era composto de 37 itens relativos a diversas dimensões da criatividade. Este instrumento foi aplicado em 1068 estudantes de universidades pública e privada. Foi efetuada uma análise fatorial e 4 fatores foram gerados: Incentivo a Novas Idéias, Clima para Expressão de Idéias, Avaliação e Metodologia de Ensino e Interesse pela Aprendizagem do Aluno. Os coeficientes a de fidedignidade obtidos para os fatores foram superiores a 0,72. Os resultados indicam que o inventário discrimina distintas dimensões do comportamento docente que são relevantes para o desenvolvimento da criatividade, constituindo-se em um instrumento útil para fins de pesquisa e diagnóstico de práticas docentes.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this study was to construct and validate an instrument that assessed university students' perception with respect to what extent their teachers had presented behaviors and implemented educational practices that favoured the development and expression of students' creativity. The instrument was named Inventory of Educational Practices and consisted of 37 itens related to distinct dimensions of creativity. This instrument was administered to 1068 students from public and private universities. A factorial analysis was conducted and four factors were generated: Incentive to New Ideas, Climate for the Expression of Ideas, Evaluation and Methodology of Teaching, and Interest for the Student's Learning. The alpha coefficients of reliability for all factors were above .72. The results indicated that the inventory discriminates distinct dimensions of teacher behavior that are relevant to the development of creativity, being an useful instrument for researching and diagnosing educational practices.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCurso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsicologia: Reflexão e Crítica - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000100013&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade-
Título: dc.titleInventário de práticas docentes que favorecem a criatividade no ensino superior-
Título: dc.titleInventory of educational practices that favor creativity in higher education level-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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