Avaliação de necessidades de treinamento : validação de um instrumento e estudo descritivo dos aspectos considerados por organizações públicas federais brasileiras na realização da ANT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMeneses, Pedro Paulo Murce-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Carlos Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:51:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:51:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11732-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/641629-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência Informação e Documentação, Programa de Pós-graduação em Administração, 2012.-
Descrição: dc.descriptionO recorrente discurso encontrado na literatura acadêmica e profissional, sobre a importância da avaliação de necessidades de treinamento como processo essencial para a identificação e a priorização de esforços e investimentos realizados na formação e qualificação de profissionais, contrasta com a carência verificada na pesquisa empírica sobre o tema e com as práticas organizacionais, marcadas por abordagens ad hoc e pelo improviso. Os modelos que norteiam as práticas de ANT apresentam base em métodos propostos há mais de 50 nos. Métodos estes que não conseguem mais suprir as necessidades atuais, o que abre uma lacuna entre a teoria e a prática organizacional. No contexto da Administração Pública Brasileira, tal lacuna é ainda mais patente, uma vez que apenas recentemente a ANT passou a ganhar maior relevância no setor, causada pela instituição da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, estabelecida pelo Decreto nº 5.707/2006. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar, com base na percepção de profissionais que atuam nas unidades de RH, os aspectos considerados por organizações públicas federais na realização de ANT. Para isso, foram constituídos três objetivos específicos: (1) elaborar e validar, teórica e empiricamente, instrumento para identificar os aspectos apreciados por organizações públicas federais brasileiras na avaliação de necessidades; (2) descrever os aspectos considerados por tais organizações na ANT; (3) testar relações entre os aspectos evidenciados e as características organizacionais e das unidades responsáveis pelo processo de TD&E. A pesquisa empírica contou com uma amostra de 213 indivíduos de 81 organizações públicas de todo o Brasil. Os resultados obtidos satisfizeram todos esses três objetivos intermediários: surgiram bons índices psicométricos de validação e confiabilidade do instrumento; constatou-se que, no nível organizacional, as organizações consideram mais as necessidades provenientes de elementos de ambiente interno, no nível das tarefas, aquelas relativas ao papel ocupacional e a percepção das chefias sobre as necessidades, e, no nível das pessoas, aquelas que expressam a aquisição ou atualização de conhecimentos e a percepção do próprio indivíduo sobre suas necessidades; e verificou-se, por fim, a existência de diferenças estatisticamente significativas entre os escores de organizações que possuem processos sistemáticos e formais de ANT e os daquelas que não realizam esse processo ou mesmo que utilizam abordagens ad hoc. Os resultados encontrados indicam a importância de se avançar nesse tipo de pesquisa, investigando-se não apenas os aspectos, mas sim as práticas de ANT. Além disso, é fundamental identificar características organizacionais ou das unidades que possam favorecer a realização desse processo nas organizações. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe recurring discourse in academic and professional literature on the importance of assessment training needs as a process essential for the identification and prioritization of efforts and investments in training and professional qualification, contrasts with the lack verified in empirical research on the topic and with the organizational practices, marked by ad hoc approaches and improvisation. The models that orientate the practices of Training Needs Assessment (TNA) are based in methods that have been proposed more than 50 years ago. Those methods can no longer meet the current needs, which opens a gap between theory and organizational practice. In the context of the Brazilian Public Administration, this gap is even more apparent, since only recently TNA started to gain greater relevance in the sector caused by the institution of the People Development National Policy, established by Decree n. 5.707/2006. Thus, this study has investigated the aspects considered by public organizations in conducting TNA, based on the perception of professionals working in the HR units. To do this, there were three specific objectives:(1) to develop and validate, theoretically and empirically, an instrument to identify the aspects examined by the Brazilian federal public organizations in TNA; (2) to describe the aspects considered by such organizations in TNA; (3) to test relations between the aspects shown and the characteristics of both the organization and the units responsible for the process of T&D.The empirical research involved a sample of 213 individuals from 81 public organizations from all over Brazil.The results fulfilled all three intermediate goals: good psychometric indices of reliability and validity of the instrument have appeared; it was found that, at organization level, most organizations take into account the needs of elements from the internal environment; at task level, those related to occupational role and managers’ perception on the needs; and, at people level, those who express that they acquire or update knowledge and also the individuals’ own perception about their needs; and it was found, finally, the existence of statistically significant differences between the scores of organizations that have systematic and formal processes of TNA and those that don’t or that use ad hoc approaches. The results indicate the importance of advancing this kind of esearch, investigating not only the aspects, but the practices of TNA. Moreover, it is essential to identify organizational or units characteristics that may facilitate the achievement of this process in organizations.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPessoal - treinamento - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Título: dc.titleAvaliação de necessidades de treinamento : validação de um instrumento e estudo descritivo dos aspectos considerados por organizações públicas federais brasileiras na realização da ANT-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.