A imagem do Brasil nos livros didáticos paraguaios de história : um estudo para a integração cultural do Mercosul

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRanincheski, Sonia Maria-
Autor(es): dc.creatorFarret, Rafael Leporace-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:51:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:51:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2010-09-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7064-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/641626-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, 2010.-
Descrição: dc.descriptionPor meio do estudo da imagem do Brasil nos manuais de história paraguaios, apresento alguns problemas enfrentados pelo SEM (Setor Educacional do Mercosul) no que tange à aproximação cultural dos países do Mercosul a partir do ensino de história, no âmbito da Educação Básica. Uma história excessivamente política, e ao mesmo tempo muito centrada em uma perspectiva nacionalista, parece ser predominante nos livros didáticos do Paraguai, o que faz com que o Brasil mereça pouco destaque nesses manuais. Além disso, quando este último aparece, muitas vezes isso se dá em situações conflituosas entre Paraguai e Brasil. Portanto, a idéia de se criar uma identidade “mercosulina” - defendida nos discursos oficiais dos países-membros do bloco -, tendo o ensino de história como um de seus principais instrumentos de ação, parece ainda um pouco distante. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThrough the study of the image of Brazil in Paraguaian history schoolbooks, I present some of the problems faced by SEM (Mercosur Educational Sector) in bridging the cultural distance between the members of the bloc through history teaching in Basic Education (grades K through 12th). An excessively political history centered on a nationalist perspective seems to be predominant in Paraguaian schoolbooks, which accounts for little prominence of Brazil in these books. And, when Brazil is mentioned, it is often in situations of conflict between Paraguai and Brazil. Therefore, the idea of creating a Mercosur identity--advocated in the official discourse of the bloc's member-states--, with history teaching as one of the main instruments to this end, seems yet a little distant.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAmérica Latina - história-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração latino-americana-
Título: dc.titleA imagem do Brasil nos livros didáticos paraguaios de história : um estudo para a integração cultural do Mercosul-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.