Estudo do resultado na Prova Brasil de 2011 das escolas com estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares Neto, Joaquim José-
Autor(es): dc.contributorAlves, Cecília Brito-
Autor(es): dc.creatorCastro, Elianice Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:51:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:51:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15890-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/641559-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2014.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo visa aprofundar o entendimento das variáveis que influenciam no desempenho escolar na Prova Brasil. Em particular, o trabalho foca as escolas que vêm recebendo alunos provenientes de famílias que têm o benefício do Programa Bolsa Família (PBF). A análise é feita dividindo-se as escolas nos seguintes grupos: o grupo 1 é composto de escolas que atendem até 80% de alunos PBF; o grupo 2, de escolas que atendem de 50% até 80%; o grupo 3, de escolas com 20% até 50%; e o grupo 4, de escolas que atendem até 20%. As análises são realizadas por meio da Modelagem por Equações Estruturais (SEM), tendo em vista evidenciar o impacto do fator extraescolar, nível socioeconômico médio da escola e vários fatores intraescolares (infraestrutura escolar, porte da escola, formação e tempo de docência dos professores) sobre o desempenho em Língua Portuguesa do 9.º ano das escolas de ensino fundamental que atendem estudantes beneficiários do PBF. O modelo teórico definido se ajustou para os quatro grupos de escolas e as variáveis apresentaram resultados diferenciados para cada um dos grupos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to deepen the understanding of the variables that influence school performance in Prova Brasil. In particular, the work focuses on schools receiving students who come from families that have the Bolsa Família Program (BFP) the benefits. The analysis is performed by dividing the schools into the following groups: group 1 consists of schools serving students up to 80% of PBF, group 2, schools serving 50 % to 80 %, Group 3 schools with 20 % to 50 %, and group 4 schools serving up to 20 %. The analyzes are performed by means of Structural Equation Modeling (SEM) in order to highlight the impact of extraescolastics factors, average socioeconomic level of the school and several intraescolastics factors (school infrastructure, school size, training and teaching time of teachers) on the Portuguese Language performance of the 9° grade of elementary schools that serve students BFP beneficiaries. The theoretical model is defined to set the four groups of schools and presented different variables for each of the group results.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Bolsa Família-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectSistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Título: dc.titleEstudo do resultado na Prova Brasil de 2011 das escolas com estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.