As virtudes cardeais em Tomás de Aquino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaine, Scott Randall-
Autor(es): dc.creatorBazuchi, Kathia Regina Veira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:51:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:51:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8695-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/641554-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)-Universidade de Brasilia, Instituto de Ciências Humanas, 2011.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho busca estudar as virtudes cardeais, que são a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança, em Tomás de Aquino, com o intuito de clarificar os conceitos que estão aí inseridos, bem como estabelecer a importância deste estudo sob um ponto de vista mais contemporâneo. Assim, a partir de considerações sobre os hábitos em geral, visto que as virtudes são consideradas hábitos, será desenvolvida uma análise sobre as virtudes em geral, para, após, se considerar cada virtude cardeal, separadamente. Desta forma, será possível conhecer um pouco sobre este tema que tange a moral e a ética e que, ainda hoje, é considerado de fundamental importância para um viver humano mais justo e pleno. É exatamente isto o que Tomás de Aquino afirma sobre as virtudes, pois através delas o homem seria capaz de se desenvolver plenamente, tanto moral quanto espiritualmente. E é por isto que Alasdair MacIntyre, filósofo moral contemporâneo, procura nas virtudes e, em especial, nos estudos empreendidos por Tomás sobre este tema, uma resposta aos problemas que a sociedade atual estaria vivendo acerca da falta de uma racionalidade ética prática. No mesmo sentido, André Comte-Sponville afirma que não devemos negligenciar as virtudes no nosso viver prático, sendo elas as responsáveis por sermos mais “humanos”. Assim, a prudência - considerada a virtude fundamental dentre as cardeais, a justiça - dita a virtude mais nobre por procurar o bem do outro como se quer o próprio bem, a fortaleza - que permite ao homem remover os obstáculos mais difíceis de sua vida, que são aqueles com risco de morte, e a temperança - que permite ao homem não ser escravo de seus próprios desejos, compreendem o cerne deste estudo e uma resposta que orienta o homem no seu agir moral que é aquele baseado em decisão e responsabilidade. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis work intends to study the cardinal virtues—prudence, justice, fortitude and temperance—in Thomas Aquinas, with the goal of clarifying the concepts implied, as well as establishing the importance of this study from a contemporary point of view. Thus, beginning with considerations about habits in general, since the virtues are considered habits, an analysis will be developed regarding virtues in general, in order afterwards to consider each cardinal virtue separately. In this way, it will be possible to know something about this theme which touches morality and ethics and which, still today, is considered of fundamental importance to a human life that is just and full. It is exactly this which Thomas Aquinas affirms about the virtues, for through them man is capable of fully developing himself, both morally and spiritually. And it is for this reason that Alasdair MacIntyre, contemporary moral philosopher, finds in studies undertaken by Thomas on this theme a reply to problems which society today is facing through a lack of an ethically practical rationality. In the same way, André Comte-Sponville affirms that we must not neglect the virtues in our practical living, for they are responsible for our being more “human”. Thus, prudence, considered the fundamental virtue among the cardinal virtues; justice, the most noble among them for seeking the good of others as one seeks one’s own good; fortitude, which permits man to remove the most difficult obstacles of this life, those involving risk of death; and temperance, which enables man not to be a slave to his own desires, make up the core of this study and a response which orients man in his moral acts based on decision and responsibility.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectTomas, de Aquino, Santo, 1225?-1274-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - virtudes-
Título: dc.titleAs virtudes cardeais em Tomás de Aquino-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.