Características individuais e as crenças sobre o sistema de treinamento : um estudo de caso no Ministério da Educação

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Autor(es): dc.contributorMeneses, Pedro Paulo Murce-
Autor(es): dc.creatorVéras, Érika Bittencourt de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:51:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:51:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-16-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-16-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-16-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13575-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/641434-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2013.-
Descrição: dc.descriptionOs profissionais que atuam em gestão de pessoas buscam aprofundar seus conhecimentos na maneira como as pessoas lidam com as ações de capacitação e o que pode ser feito para aumentar o seu efeito. Como um destes fatores, a identificação de características dos perfis de clientela é de grande valia para o sucesso das ações educacionais, assim como as crenças sobre o sistema de treinamento como importante variável preditora do impacto das ações de capacitação sobre o desempenho no trabalho. Sendo assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi descrever empiricamente a relação entre as características individuais e as crenças sobre o sistema de treinamento no âmbito do Ministério da Educação – MEC. Com esse intuito, a pesquisa percorreu as seguintes etapas, estabelecidas como objetivos específicos: identificar, empiricamente, as crenças dos servidores do MEC sobre o sistema de treinamento e; descrever as características individuais da clientela do sistema de treinamento do Ministério da Educação. Para o alcance dos objetivos propostos foi aplicado, junto aos servidores, o instrumento de Escala de Crenças sobre Treinamento - ECST elaborado por Freitas e Borges-Andrade (2004). Com amostragem intencional e de acessibilidade foram obtidos 167 questionários válidos. Foram separados os grupos para as variáveis sociodemográficas cargo, escolaridade, tempo de serviço, idade e local de trabalho para investigação como preditoras das crenças sobre treinamento. Para a obtenção dos dados foram utilizados análise estatística descritiva e testes de comparação de médias de grupos, como teste t e teste de Mann-Whitney U. Os resultados demonstraram que os servidores do MEC apresentam crenças moderadas para a ECST como um todo, assim como que as variáveis escolaridade e local de trabalho não foram preditoras de crenças dos servidores sobre o sistema de treinamento. As limitações deste trabalho constituem-se no tamanho da amostra obtida e a não participação de servidores ocupantes de cargo de nível auxiliar na pesquisa. Para futuras investigações, sugere-se a ampliação dos métodos de coleta de dados, a inclusão de outras variáveis sociodemográficas no estudo e a reconfiguração dos grupos para efeito de comparação de seus comportamentos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionProfessionals who work in managing people seeking to further their knowledge in the way people deal with the training actions and what can be done to increase its effect. Because of these factors, the identification of the characteristics of trainess is invaluable to the success of educational activities, as well as beliefs about the training system as an important predictor variable of the impact of training activities on job performance. Therefore, the general goal of this research was to describe empirically the relationship between individual characteristics and beliefs about the training system under the Ministry of Education - MEC. With this purpose, the research has taken the following steps, set the specific goals: identify empirically the beliefs of servers on the MEC and training system; describe the individual characteristics of the clientele training system of the Ministry of Education. To achieve the proposed goals was applied, together with the servers, the instrument of Beliefs Scale of Training - ECST developed by Freitas and Borges-Andrade (2004). With intentional sampling and accessibility were obtained 167 valid questionnaires. There were separate groups for sociodemographic variables position, education, work time, age and workplace for research as predictors of beliefs about training. To obtain the data were used descriptive statistical analysis and comparison tests of group means, as t test and Mann-Whitney U test. The results showed that MEC' servers have moderate beliefs as a whole, as well as schooling and workplace beliefs were not predictive of the servers on the training system. The limitations of this study constitute the obtained sample size and non-participation of servers occupying the position of assistant in the research. For future research, we suggest the extension of the methods of data collection, the inclusion of other sociodemographic variables in the study and reconfiguration of groups for comparison of their behaviors.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
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Palavras-chave: dc.subjectBrazil. Ministério da Educação e do Desporto - pessoal - treinamento-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional - servidores públicos-
Título: dc.titleCaracterísticas individuais e as crenças sobre o sistema de treinamento : um estudo de caso no Ministério da Educação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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