Ruptura familiar e pobreza : a gramática da experiência no discurso de adolescentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Denize Elena Garcia da-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Miguel Angelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:50:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:50:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2007-12-
Data de envio: dc.date.issued2007-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6610-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/641229-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguistica, Português e Línguas Clássicas, 2007.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo desvelar a gramática da experiência no discurso de adolescentes, a partir de seus depoimentos sobre família, pobreza e vivência nas ruas. Os dados empíricos, gerados de acordo com parâmetros de uma pesquisa qualitativa, inspirada em procedimentos etnográficos, foram obtidos junto a duas instituições públicas responsáveis pela reintegração de jovens na sociedade. Trata-se de uma investigação de natureza essencialmente qualitativa (descritiva e interpretativa), que tem na Análise de Discurso Crítica, proposta por Fairclough (2001, 2003), o instrumento teórico-metodológico principal, além do auxílio da Lingüística Sistêmico-Funcional, enquanto ferramenta de análise na vertente de Halliday & Matthiessen (2004), bem como das idéias de Moscovici (2003) dentro da teoria das representações sociais. Os resultados alcançados na análise mostram que as transformações nos modelos familiares tradicionais, particularmente a ruptura de vínculos sociais em famílias pobres, constituem causas que levam jovens a permanecerem boa parte de suas vidas nas ruas, o que aponta para a necessidade de políticas públicas mais eficazes para a infância e a juventude de nosso país. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis study seeks to examine the grammar of experiences in adolescent discourses based upon family, poverty and their experiences on the street. Empirical data, generated in accordance with qualitative research parameters and ethnographical procedures, were obtained from public institutions responsible for teenage reinsertion to society. This study is essentially a qualitative investigation (descriptive and interpretive) in which Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2001, 2003) is employed as the main theoreticalmethodological approach, in addition to Systemic-Functional Linguistics, as developed by Halliday & Matthiessen (2004), and notions from Moscovici (2003) related to social representation theory. Results obtained from the analysis indicate that changes in family traditions, especially ruptures in social links among poor families, constitute reasons for young people to remain for most of their lives on the street. This indicates the need for more effective public policies for children and young people in our Country.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectSociolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectExclusão social-
Título: dc.titleRuptura familiar e pobreza : a gramática da experiência no discurso de adolescentes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.