Avaliação do programa sócio-educativo de internação no Distrito Federal : desistência do crime e reinserção social de egressas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGalinkin, Ana Lúcia-
Autor(es): dc.creatorMarinho, Fernanda Campos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:49:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:49:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37796-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/640873-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2019.-
Descrição: dc.descriptionPesquisas com egressos do sistema socioeducativo, conquanto raras, apontam para uma realidade de desafios e para uma prática paradoxal: a de uma ação pedagógica num meio permeado pelo medo e pela violência. Apesar da existência de determinação legal para a realização de avaliações no âmbito do Sistema Socioeducativo, pouco tem sido feito, especialmente no caso das avaliações de resultados e de impacto dos programas socieducativos de internação. A presente pesquisa teve como objetivo realizar uma avaliação do Programa Socioeducativo de Internação para meninas no Distrito Federal. Trata-se de um estudo de caso, que utilizou modelos lógicos e a avaliação orientada por teorias, para buscar apreender os resultados e o impacto do Programa na reinserção social das egressas e no processo de desistência do crime. A amostra é formada pelas egressas (n=49) do programa de uma Unidade de Internação, que compreende todo o universo das jovens egressas entre os anos de 2014 a 2018. Os dados provenientes da análise documental, de entrevistas e de questionário foram triangulados. Os resultados demonstram que o programa contribui para aumentar o nível de instrução, com um aumento na média de três anos escolares durante a internação, e para a oferta de capacitação profissional. Também, perece promover suporte familiar, acesso à cultura e a tratamento e acompanhamento médico. Por outro lado, o programa não consegue evitar os altos índices de violência no interior da unidade, bem como o uso de drogas. Falha em não fornecer acompanhamento nem suporte às egressas, que enfrentam muitos desafios no retorno à comunidade, percebem a escola e a profissionalização como precárias e de baixa qualidade, gerando baixa instrumentalização para o mercado de trabalho e reduzindo as oportunidades de vida. A maioria das jovens se encontra em situação de pobreza e apenas 37 % (n = 10) realiza algum tipo de trabalho remunerado. O impacto da internação foi visto pela maioria das respondentes ou como uma “mudança pelo sofrimento”, ou que ajudou no sentido de se buscar evitar nova apreensão, ou mesmo que “não teve impacto nenhum” e que “não regenera ninguém”. A taxa de reincidência foi de 26%, considerando dados institucionais e 40%, autorrelatada. Enquanto o uso de drogas como a cocaína apresentou associação com a reincidência, a maternidade e o trabalho parecem funcionar como fator protetor e estiveram associados à desistência do crime. Discute-se que, apesar de mirar nas necessidades criminogênicas das internas, o programa não consegue ser responsivo o suficiente, nem dispensa o volume e a frequência de tratamento adequado, segundo os princípios da intervenção correcional efetiva. Ainda, parece falhar especialmente por não possuir um trabalho específico na fase de retorno à comunidade, nem um acompanhamento longo prazo com foco na manutenção e prevenção de recaída. Espera-se que a pesquisa fomente a melhoria incremental do programa e forneça contribuição teórica ao campo de estudos sobre reinserção social de jovens em conflito com a lei. Também, que os resultados possam auxiliar na elaboração de um programa de acompanhamento às egressas, que considere as questões de gênero, e no delineamento de uma avaliação contínua sobre seu impacto na reinserção social.-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to carry out an evaluation of the Socio-Educational Internment Program for girls in the Federal District. This is a case study, which used logical models and theory-driven evaluation, in order to grasp the results and the impact of the Program on the social reintegration of ex-felons and the process of crime desistance. The sample is formed by 49 young women released of a correctional institution, which comprises the entire universe of young released from 2014 to 2018. Data from the documental analysis, interviews and questionnaire were triangulated. The results show that the program contributes to raise the level of education, with an increase in the average of three school years, and to the provision of professional training. Also, it promotes family support, access to culture and medical treatment and monitoring. On the other hand, the program fails to prevent high rates of violence within the facility as well as drug use. Failure to provide support for ex-felons, who face many challenges in returning to the community, perceive school and professionalization as precarious and of low quality, generating low instrumentation for the labor market and reducing life opportunities. Most young women are in poverty and only 37% (n = 10) do any kind of paid work. The recidivism rate was 26%, considering institutional data and 40%, self-reported. While the use of drugs such as cocaine was associated with recidivism, motherhood and work seem to function as protective factors and were associated with crime desistance. It is argued that, despite targeting the inmates' criminogenic needs, the program was not responsive enough and offered low volume and low frequency of appropriate treatment according to the principles of effective correctional intervention. The program seems to fail especially as it does not have a specific attention to the community reenty, nor a long term follow-up focusing on maintenance and relapse prevention. Research is expected to foster incremental improvement of the program and provide theoretical input to the field of studies on social reintegration of young people in conflict with the law. Also, is expected that the results assist the development of a follow-up project to the ex-felons, which considers gender issues, and in the design of a continuous assessment of the impact on social reintegration.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectSistema socioeducativo-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas sociais - análise-
Palavras-chave: dc.subjectReintegração social-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescência - aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectCrime - aspectos sociológicos-
Título: dc.titleAvaliação do programa sócio-educativo de internação no Distrito Federal : desistência do crime e reinserção social de egressas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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