“Quanto mais cedo melhor?” : um diagnóstico sobre a iniciação bilíngue em um ambiente de aprendizagem para jovens aprendizes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUnternbäumen, Enrique Huelva-
Autor(es): dc.creatorOya, Erika Alessandra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:49:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:49:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32748-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/640719-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2017.-
Descrição: dc.descriptionA crescente demanda que a língua inglesa apresenta entre aprendizes cada vez mais jovens no contexto das escolas particulares com início na Educação Infantil, proporciona um campo de investigação e diagnóstico diretamente ligada à Linguística Aplicada. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de ensino-aprendizagem/aquisição em inglês como língua estrangeira para alunos do Maternal II (243 anos de idade) da Educação Infantil até o segundo ano do Ensino Fundamental I (748 anos), inseridos em um contexto de escola particular de Brasília/DF, Brasil. A pesquisa é qualitativa (LAVILLE e DIONE, 1999^ CHIZZOTI, 2006^ DENZIN e LINCOLN, 2006^ LUDKE e André, 1986) e interpretativista dentro da modalidade de estudo de caso interpretativo. Atualmente a alta do inglês na conjectura contemporânea, impulsionou o aprendizado do mesmo em várias partes do globo. Esse fator cresceu tanto horizontalmente como verticalmente no Brasil, decrescendo a idade que as crianças começam a ter seu primeiro contato com a língua. Segundo Hamers e Blanc (2005) ser bilíngue é considerar a multidimensionalidade desse fenômeno e não somente a competência linguística dos indivíduos. A iniciação precoce traz benefícios considerando que as crianças estão em fase de desenvolvimento cognitivo, motoro, psicológico, social e emocional. Dessa forma, perpassam por tipos diferentes de bilinguismo durante o caminho de formação como sujeitos falantes mais de um idioma. O foco deste trabalho é na iniciação bilíngue em ambiente escolar que segue o currículo brasileiro onde o objetivo de estudo é o complexo fenômeno de bilinguismo e seus aspectos constitutivos. Em suma, há uma crescente demanda pela procura do inglês para aprendizes cada vez mais jovens. Mas será que quanto mais cedo melhor?-
Descrição: dc.descriptionThe growing demand that the English language presents among very young learners in private schools, beginning in kindergarten, provides the Applied Linguists with an investigation and diagnosis field. The main goal of this research was to examine the teaching4learning/acquisition process of the English language as a foreign language for students in kindergarten (243 years old) and the first two years of elementary school (748 years old). These students are in a Brazilian culture context in a private school in Brasília/DF, Brazil. The research is qualitative (LAVILLE and DIONE, 1999^ CHIZZOTI, 2006^ DENZIN and LINCOLN, 2006^ LUDKE and André, 1986) and interpretative within the interpretative case study segment. Nowadays, the English language is in the spotlight in the contemporary world and it has boosted the learning of the language worldwide. This fact has grown not only horizontally, but also vertically in Brazil. It means that Brazilian children are having their first contact with the English language earlier in life. According to Hamers and Blanc (2005) to be bilingual is necessary to consider its multidimensionality and not only the linguistic competence. The early initiation brings benefits considering that children are going through cognitive, motor, psychological, social and emotional development. This way, they pass through different types of bilingualism towards shaping themselves as subjects who speak more than one language. This research aims at the bilingual initiation in a school environment that follows the Brazilian curriculum where the main study goal is the complex phenomenon of bilingualism and its constitutive aspects. In short, there is a growing demand for the English language by younger learners. But, the sooner, the better?-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectBilingüismo - educação-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua estrangeira - estudo e ensino-
Título: dc.title“Quanto mais cedo melhor?” : um diagnóstico sobre a iniciação bilíngue em um ambiente de aprendizagem para jovens aprendizes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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