O tratamento da variação linguística no livro didático de português

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBagno, Marcos Araújo-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Paula Maria Cobucci Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:48:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:48:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2002-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/640481-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2007.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação apresenta uma investigação do tratamento da variação lingüística nos livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo Ministério da Educação para o Ensino Médio. De forma geral, pretende-se analisar as concepções de língua presente nos livros didáticos e a forma como tais concepções evidenciam aspectos sociolingüísticos para o aluno/professor, como a noção de “certo” e “errado”, variação lingüística, mudança lingüística e preconceito lingüístico. Assim, acreditando ser a escola o melhor meio para educar a população, e o livro didático, o principal veículo nessa tarefa, é importante verificar como esse material está apresentando a variação lingüística. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation presents a study on the approach to linguistic variation in Portuguese Language textbooks, which have been approved by the Ministry of Education for high school level use. In general, our purpose is to evaluate the language concepts in the textbooks and the way such concepts ascertain socio-linguistics aspects for both the student and the teacher, as the meaning of “right” and “wrong”, linguistic variation, language change and language prejudice. Thus, by believing that school is the best way for granting the population education and that the textbook is the major instrument used in this assignment, it is important to ensure how these textbooks are presenting the linguistic variation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectSociolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectVariação lingüística-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Título: dc.titleO tratamento da variação linguística no livro didático de português-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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