Estudo do comportamento mecânico de solos tropicais característicos do Distrito Federal para uso na pavimentação rodoviária

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, José Camapum de-
Autor(es): dc.creatorDelgado, Anna Karina Chaves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:48:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:48:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2007-05-
Data de envio: dc.date.issued2007-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1848-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/640306-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2007.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho visa o estudo da influência da sucção no comportamento mecânico de 13 solos característicos do Distrito Federal, compactados na condição natural e estabilizados quimicamente. A metodologia adotada envolve a execução de ensaios laboratoriais sobre as amostras oriundas de diferentes tipos de solos superficiais, coletados em pontos extremos da região. A análise foi feita a partir de resultados de sucção obtidos pelo método do papel filtro, da umidade determinada em estufa, da massa específica aparente seca obtida usando-se os resultados da balança hidrostática e medições com paquímetro, da resistência à penetração, da resistência a compressão simples, da perda de massa por imersão e da absorção. Os resultados indicam que as propriedades e comportamento dos solos diferem de acordo com suas características físico-químicas, mineralógicas e estruturais, observando-se ainda para alguns dos materiais a importância do intemperismo. Quanto ao comportamento mecânico dos solos compactados, observouse que para energias e umidades de compactação variáveis, obtêm-se comportamentos distintos. Destaca-se ainda que, a maioria dos solos estudados são passíveis de uso na estrutura de pavimentos ao se considerar a atuação da sucção e da estabilização com cal. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed the study of the influence of the suction on the mechanical behavior of 13 characteristic soils of the Federal District, compacted under natural conditions and stabilized. The methodology adopted involved the execution of laboratory testings using samples of different types of soils collected in extreme points of the region. The analysis is made using the results of suctions obtained by the method of the paper filter, the water content determined in stove, the apparent specific mass obtained using the results of the hydrostatic scale and measurements with caliper rule, of the penetration strength, the unconfined compression strength, loss of mass by immersion and absorption. The results indicate that the properties and soils behavior and mixtures differs in their characteristics depending on structural, physical, chemical and mineralogical characteristics, being also observed for some materials the importance of intemperism. With regard to the mechanical behavior of compacted soils, it was observed that for varying compaction energies and pointed out that the majority of the soils studied can be use in pavements structures if suction and time stabilization are considered.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectSolos-
Palavras-chave: dc.subjectMecânica dos solos-
Palavras-chave: dc.subjectSolos - compactação-
Palavras-chave: dc.subjectPavimentos-
Título: dc.titleEstudo do comportamento mecânico de solos tropicais característicos do Distrito Federal para uso na pavimentação rodoviária-
Título: dc.titleMechanical behavior of characteristics tropical soils of the Distrito Federal to use in the roads pavements-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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