Ensaios e avaliação da direção de iniciação de trinca sob condições de fretting

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Autor(es): dc.contributorAraújo, José Alexander-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Gabriel Magalhães Juvenal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:48:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:48:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31127-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/640238-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017.-
Descrição: dc.descriptionO fenômeno de fadiga por fretting causa enormes prejuízos, principalmente para os setores elétrico e aeronáutico, ao danificar e reduzir a vida útil dos componentes que presenciam este tipo de fadiga, e ainda hoje, muitos dos efeitos causados pelo problema de fadiga por fretting continuam desconhecidos. Este trabalho tem como propósitos principais a validação de metodologias utilizadas para prever a direção de iniciação de trincas no caso de fretting, além de analisar a influência de parâmetros experimentais sobre a direção de propagação destas trincas. Para alcançar tal fim, dados disponíveis na literatura conjuntamente com testes conduzidos pelo autor foram utilizados para comparar os resultados numéricos obtidos combinando as metodologias propostas e critérios multiaxiais (Fatemi-Socie, Smith-Watson-Topper e Modified Curve Wöhler Method) com as direções experimentais de propagação das trincas. Os resultados apontaram que dentre os critérios em estudo, o de SWT se mostrou superior ao atingir os melhores resultados e que a utilização do Método da Distância Crítica trouxe melhora no desempenho desses critérios, inclusive na captura dos efeitos observados pela variação dos parâmetros analisados.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Eletronorte.-
Descrição: dc.descriptionThe fretting fatigue phenomenon causes huge losses, mainly to energy and aviation industries, by reducing the life of many components which experience this kind of fatigue and currently, many of the effects caused by the problem of fretting fatigue remain unknown. The main goals of this dissertation are the validation of methodologies used for prediction of crack path propagation on fretting fatigue cases and the analysis of the influence of experimental parameters on the direction of these cracks. To achieve these goals, data available in literature and experimental tests conducted by the author were used to compare the numerical results obtained using different methods and multiaxial criteria (Fatemi-Socie, Smith-Watson-Topper and Modified Wöhler Curve Method) with the experimental results. The results indicate that among the multiaxial criteria in analysis, the SWT has proved itself to be better than the others and the utilization of the Method of Critical Distance has improved the performance of these criteria, as well as the capture of the effects caused by variation of the experimental parameters in study.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectFadiga por fretting-
Palavras-chave: dc.subjectFadiga multiaxial-
Palavras-chave: dc.subjectTrincas (Engenharia)-
Título: dc.titleEnsaios e avaliação da direção de iniciação de trinca sob condições de fretting-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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