Os professores e a constituição de sua identidade profissional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCórdova, Rogério de Andrade-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Cláudia Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:47:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:47:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2007-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2433-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/640083-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa trata da constituição dos professores de sua identidade profissional, com enfoque nos professores da rede pública do Distrito Federal. Teve por objetivo levantar os processos de constituição da identidade profissional, a partir das representações dos professores sobre si, sobre seus colegas e sobre a profissão. As concepções de identidade, subjetividade, instituições e organizações foram enfocadas mais diretamente, por estas proporcionarem sustentação teórica para o estudo em questão. A preocupação em trazer as visões dos professores sobre si, sobre o outro e sobre a profissão foi central no trabalho. Sendo assim, a opção de levantamento dos dados foi pela utilização do questionário aberto como instrumento de pesquisa. A pesquisa não pretendeu generalizar o processo de constituição da identidade profissional dos professores. A intenção foi de realizar uma pesquisa exploratória, preservando a subjetividade presente nas reflexões dos professores pesquisados. Os professores demonstraram engajamento com a profissão, apesar de tantos conflitos e frustrações vivenciados no cotidiano da organização educativa. O sentimento de incompletude e de um trabalho inacabado estão presentes ao final da pesquisa já que não é possível, e nem foi esta a intenção, esgotar o assunto. Várias possibilidades de continuidade demonstraram que não é possível, na pesquisa, abarcar a totalidade da realidade. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe research is about formation teachers and their professional identity, to focus in the public network teachers of the Federal District. It had the aim to discover the process of the formation of the professional identity, starting from the teachers’ representations, about themselves, their colleagues and about their profession. The conception of the identity, subjectivity, institutions and organizations, were clearly more directly by them to offer theoric suport for that research. The concern to bring teachers’ vision about themselves, about the other and the profession was central in the work. So like this the option to assembler data was by utilisation the open quest as research tool. The research had no idea to generalise the formation of the professional identity of teachers. The porpouse was to carry out an exploratory research, keeping the subjectivity present in the reflections of researcher teachers. Teachers shown adjustment with the profession dispit so many conflicts and frustations lived day by day in the educative organization. The feeling of the incomplete work are present at the end of the research, althoug it is not possible eather was that the intention to finish the subject. Many possibilities in other to carry on show that is not possible in the research to use up the total reality.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade profissional-
Palavras-chave: dc.subjectDistrito Federal (Brasil)-
Título: dc.titleOs professores e a constituição de sua identidade profissional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.