Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Gilberto Lacerda | - |
Autor(es): dc.creator | Falcão, Andreia Borges de Faria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T18:47:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T18:47:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12960 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/640078 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação investiga os modos de interação construídos e praticados por professores e alunos atuantes no projeto Um Computador por Aluno (UCA), em escolas do Distrito Federal. Em um primeiro momento, fiz uma introdução que evidencia a base empírica do estudo. Posteriormente, delimitei os objetivos da pesquisa, os quais giram em torno das Novas Tecnologias da Informação, Comunicação e Expressão (NTICE) como instrumentos de mediação pedagógica, demonstrando a importância do papel do professor como mediador na ação educativa. Consecutivamente, um estudo teórico foi realizado sobre o tensionamento existente entre os termos interação e interatividade e que conduziu à elaboração de uma tipologia própria, na qual os termos Interação Estática e Interação Dinâmica classificam os modos de interação encontrados e verificados a partir de observações das aulas e entrevistas feitas com alunos e professores atuantes no projeto UCA. O resultado desta investigação demonstra que o professor é o principal elemento na condução de uma ação educativa eficaz no que diz respeito à promoção da interatividade, encontrada a partir de uma Interação Dinâmica, tão importante no processo de ensino-aprendizagem. Foi perceptível também que entraves técnicos, de estrutura mínima requerida para o funcionamento do programa UCA, muitas vezes, impedem a execução efetiva de uma atividade pedagógica previamente planejada. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This paper investigates the modes of interaction constructed and practiced by teachers and students working on the project One Laptop per Student (UCA), of the Federal District. At first, I made an introduction that ontaining the empirical basis associating the object of this study. Subsequently, were drawn purposes of this research, with approaches of New Technologies of Information, Communication and Expression (NTICE) as instruments of pedagogical mediation, demonstrating the importance of the teacher's role as mediator in the educational activity. Consecutively, a theoretical study was conducted on the tension between the terms interaction and interactivity in order to seek the creation of a own typology to classify the interactions in which the interaction terms Static and Dynamic Interaction classify the modes of interaction found and verified from observations of lessons and interviews with students and teachers working on the project UCA. The result of this research shows that the teacher is the main element in conducting an effective educational action with regard to fostering interactivity, found from a Dynamic Interaction, so important in the teaching-learning process. It was also noticeable that technical barriers, the minimum structure required for program operation UCA often impede the effective implementation of a pedagogical activity previously planned. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de interação em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Título: dc.title | Interações entre professores e alunos em situações de ensino-aprendizagem mediadas por NTICE : retratos do Projeto UCA no Distrito Federal (DF) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: