Gestão institucional, educação ambiental e arquitetura do campus universitário : mudanças propelidas por avaliações de desempenhos, de satisfações e de espacialidades

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBarreto, Frederico Flósculo Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:47:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:47:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32360-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/639863-
Descrição: dc.descriptionA gestão ambiental da universidade pode transformar a gestão acadêmica e administrativa num novo caldo de cultura institucional que supera o atual modelo, centralista e burocratizado, quantitativista e formalista, pouco flexível, pouco acessível, e avesso ao exame por instâncias independentes ou que estejam submetidas ao seu controle; nesse modelo, há pouca ou nenhuma partilha do poder de avaliação, fiscalização e tomada de decisão com estudantes, funcionários, e a massa dos próprios professores, como “corpo docente e consciente de seu papel transformador”. Uma abordagem da ecologia e do desenvolvimento humanos é associada a uma abordagem da ecologia natural. A comunidade universitária é vista como o sujeito da gestão ambiental, assim como seu mais importante objeto. Sua transformação exige a compreensão de sua diversidade como um projeto de desenvolvimento comunitário. O caminho da transformação é claramente apontado: ela se inicia pela implantação de procedimentos de avaliação dos espaços construídos, das atividades administrativas, dos padrões de experiência universitária e comunitária, em função dos vários grupos de interesses, de operação, de composição da universidade. As avaliações devem ser decisivas: devem empoderar os múltiplos avaliadores comunitários e institucionais, devem acarretar mudanças, devem ser consequentes – ou não haverá o menor progresso na direção de uma nova cultura de gestão ambiental e participativa na UnB. Qualidade ambiental e Qualidade da participação comunitária são indissociáveis na perspectiva de sustentabilidade que é defendida aqui.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCidade Gráfica e Editora-
Relação: dc.relationhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32265-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pelo Decanato de Extensão da UnB para disponibilizar, no site repositorio.unb.br, o livro Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília.-
Palavras-chave: dc.subjectGestão ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura - Universidade de Brasília-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Título: dc.titleGestão institucional, educação ambiental e arquitetura do campus universitário : mudanças propelidas por avaliações de desempenhos, de satisfações e de espacialidades-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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