Proposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSimeão, Elmira-
Autor(es): dc.creatorSuaiden, Emir José-
Autor(es): dc.creatorNunes, Denise Bacellar-
Autor(es): dc.creatorSantos, Lídia-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Fabiane Nogueira-
Autor(es): dc.creatorSantos, Francisco Rafael Amorim dos-
Autor(es): dc.creatorNasser, Jane-
Autor(es): dc.creatorTeotônio, Mara Karoline Lins-
Autor(es): dc.creatorSantos, Rafael Barcelos-
Autor(es): dc.creatorPereira, Valéria Canto-
Autor(es): dc.creatorPeres, Mônica Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:47:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:47:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-21-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/639855-
Descrição: dc.descriptionTrabalhos originalmente apresentados no IV Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade.-
Descrição: dc.descriptionRelata experiência inovadora da Biblioteca Central da Universidade de Brasília em um Programa de Formação em Competência em Informação que integra docentes, discentes e bibliotecários da instituição. O programa reúne um conjunto de habilidades, desenvolvidas de forma disciplinada e coerente com o currículo universitário. A ação capacita o aluno para a autonomia na busca e uso de informações significativas à sua formação. A proposta inicial se apoia na oferta de uma disciplina cujo conteúdo aborda questões de normalização, metodologia, prática de pesquisa, direitos autorais e similares. A oferta da disciplina é complementada com outros formatos de treinamentos, alguns já utilizados pela biblioteca. A ideia é que parte desses conteúdos pode ser construído por bibliotecários, apoiados pelos professores. O mais importante é destacar a biblioteca como protagonista do processo de qualificação da pesquisa institucional. Na prática há consulta e interação com os diversos materiais a partir da página da biblioteca (textos, vídeos, tutoriais, etc.) e a divulgação dos repositórios institucionais. A avaliação se dá em processo quali-quantitativo e tem como objetivo principal verificar se os alunos utilizaram nas pesquisas a documentação certificada pela instituição, se produziram resultados satisfatórios, a partir da leitura e compreensão dos materiais indicados. Destaca-se que a avaliação considera o nível do aluno em função das etapas de curriculares de cada curso.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela detentora de direitos autorais patrimoniais, em 11 de outubro de 2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência informacional-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca universitária-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia-
Título: dc.titleProposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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