Filtros de imagens digitais : uma transposição didática para o ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta Júnior, Edson Alves da-
Autor(es): dc.creatorSilva, Alexia Castro da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:47:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:47:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34934-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/639850-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma sequência didática desenvolvida para estudantes de ensino médio sobre filtros digitais de imagens, aplicando o conteúdo de funções e abordando aspectos de geometria e análise de histogramas. Sabendo que a Matemática deve estar conectada à realidade dos estudantes, esta sequência tem o objetivo de motivar a aprendizagem relacionando o conteúdo de matemática com os filtros do aplicativo para smartphones Instagram. A teoria da transposição didática foi utilizada para adequar o conteúdo de processamento digital de imagens a alunos de ensino médio. A validação deste trabalho deu-se através de uma pesquisa qualitativa com 10 docentes em matemática, cujo propósito foi que os professores realizassem uma avaliação da sequência didática desenvolvida. Através dessa pesquisa conclui-se que a sequência está adequada e atinge os objetivos propostos.-
Descrição: dc.descriptionThe current paper presents a didactic sequence developed for high school students about digital image filters, by applying the functions subject and addressing aspects of geometry and histograms’ analysis. Once it is known that mathematics should be connected to students’ reality, this sequence aims to motivate learning by relating math’s subject to the Instagram filters. The didactic transposition theory was used to adapt the digital image processing’s subject to high school students. The validation of this work was done through a qualitative research with 10 mathematics teachers, and the research’s purpose was for the teachers to carry out an evaluation of the didactic sequence developed. Through this research, it can be concluded that the sequence is adequate and reaches the proposed objectives.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectImagens digitais-
Palavras-chave: dc.subjectImagens digitais - filtros-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectProcessamento de imagens - técnicas digitais-
Título: dc.titleFiltros de imagens digitais : uma transposição didática para o ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.