Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Montagner, Maria Inez | - |
Autor(es): dc.creator | Montagner, Miguel Ângelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T18:46:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T18:46:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11688 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702010000200007 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/639814 | - |
Descrição: dc.description | Apresenta resgate histórico e social da trajetória das professoras da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e suas escolhas pessoais e profissionais, articuladas às suas estratégias sociais. Abordam-se o papel e a posição dessas mulheres no campo acadêmico, como se conformaram seus habiti e como eles se relacionaram com a questão de gênero. A metodologia, qualitativa, baseia-se nos estudos de gênero e da sociologia da ciência e da saúde, com o uso de entrevistas focadas de Merton e da análise de conteúdo de Bardin. As professoras apontaram as representações sociais sobre família, casamento e filhos, a divisão social do tempo do trabalho e a estrutura patriarcal da ciência como elementos de gênero que influenciaram suas trajetórias. | - |
Descrição: dc.description | This article presents a historical and social rediscovery of the trajectories of women professors at Unicamp's Faculty of Medical Sciences and of their personal and professional choices, in conjunction with their social strategies. It explores their roles and positions in the academic world, how they shaped their habitus, and how the latter related to the gender issue. The theoretical reference for the qualitative methodology employed was taken from studies of gender and of the sociology of science and health, including Merton's focused interviews and Bardin's content analysis. The women identified social representations of family, marriage, and children, the social division of work time, and the patriarchal structure of science as gender elements that influenced their careers. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | História, Ciências, Saúde-Manguinhos - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-5970&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 nov. 2012. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres na medicina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professoras - Brasil | - |
Título: dc.title | Mulheres e trajetórias na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp : vozes singulares e imagens coletivas | - |
Título: dc.title | Women and their careers at Unicamp's Faculty of Medical Sciences : unique voices and collective images | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: