“É tudo culpa do recreio” : crianças em interação social

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMüller, Fernanda-
Autor(es): dc.creatorMarques, Rafaela Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:46:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:46:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36824-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/639603-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.-
Descrição: dc.descriptionInvestigações sobre interação criança-criança têm se revelado potentes em compreender a infância (PEDROSA; SANTOS 2009; GOODWIN, M., 1997; OCHS; SCHIEFFELIN, 2011). No entanto, quase não encontramos grupos de crianças em praças, ruas e parquinhos dos grandes centros urbanos. Durante o recreio escolar as interações de crianças ocorrem abundantemente. A tese apresenta como objeto de pesquisa as interações de crianças no recreio escolar e parte do argumento de que, enquanto interagem, crianças mobilizam um repertório linguístico que lhes garante vantagem nas disputas, reinterpretações das regras e convivência social. Esta investigação pretendeu estender o alcance que os estudos de interação, sobretudo na infância, têm tido no Brasil, ao propor uma abordagem que relacionou os campos da Linguística, da Antropologia, da Sociologia e da Educação. A pesquisa teve como objetivo geral compreender a experiência das crianças enquanto interagem no recreio escolar, sobretudo, mediadas por jogos de regras. E, como objetivos específicos: descrever o recreio escolar e sua organização social como produto de práticas interacionais situadas; analisar e contrastar a interação de crianças durante o jogo de totó a partir de relações de gênero; investigar os usos da linguagem durante a interação de crianças no jogo de totó; compreender o significado cultural que as crianças atribuem às regras durante as partidas do jogo de totó; analisar quadros de interação do jogo de totó na perspectiva da fala-em-interação social. A orientação teóricometodológica apoiou-se nos estudos de Erving Goffman. A partir dessa perspectiva, o recreio passou a ser visto como uma “situação social”. Grupos de crianças envolvidos em jogos e brincadeiras foram considerados “encontros sociais” (GOFFMAN, 2010). Outros aportes teóricos utilizados foram a fala-em-interação social (KOCH, 2015; RIBEIRO; GARCEZ, [1972] 2002); e a socialização da linguagem (DURANTI; OCHS; SCHIEFFELIN, 2011; GOODWIN; KYRATZIS, 2011). O estudo foi etnográfico e realizado em uma escola pública dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Vila do Boa, localizada na Região Administrativa de São Sebastião, Distrito Federal. Os participantes foram as crianças que pertenciam ao turno matutino da escola. A pesquisa contou com a observação prolongada do recreio escolar. Crianças em interação durante o jogo de totó também foram acompanhadas, filmadas e audiogravadas. Após o registro do encontro social, foi realizada a microanálise dos dados. “Quadros” de interação (GOFFMAN, 2012) das crianças durante as partidas do totó foram transcritos e analisados à luz da Análise da Conversa Etnometodológica (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 2003). Com esta investigação pretendi apresentar uma etnografia da comunicação das interações de crianças no recreio escolar, ressaltando o encontro do jogo de totó. O recreio escolar manifestou-se como tempo-espaço propício para interação de pares que é influenciada pela cultura escolar e a cultura material. As interações de crianças no jogo apontaram para a importância da participação e competitividade feminina; a reinterpretação das regras; e o papel da linguagem nas afiliações e exclusões de pares. A interação face-a-face de crianças revelou um arranjo discursivo diferenciado, no qual a sequência envolvida nos gestos foi tão produtiva quanto a tomada de decisão verbal, e ambos colaboraram na construção da organização social das crianças durante a ação do jogo.-
Descrição: dc.descriptionResearches on child-to-child interactions have proved effective in understanding childhood (PEDROSA; SANTOS, 2009; GOODWIN, M., 1997; OCHS; SCHIEFFELIN, 2011). However, we hardly find children's groups at plaza, streets and playgrounds in the main urban centers. While during the school break the children interactions occur abundantly. Having said that, this paper has as research objective the children interactions during the school break as well as part of the argument that, while interacting, they use a linguistic repertoire that grants them an advantage in disputes, rules reinterpretation and social interaction. This research aimed to extend the scope that the interaction studies have had in Brazil, especially in childhood, by proposing an approach that combined fields of Linguistics, Anthropology, Sociology and Education. This study had as general objective to understand the children experience while interacting in school break, especially when guided by game rules, and as specific objectives: to describe the school break and its social organizations as situated interactional practices products; to analyze and contrast children interaction during the foosball game based on gender relations; to investigate the usage during their interaction in the foosball as well as understand the cultural meaning the children give to the rules during the foosball match, and, finally, to analyze the interaction frames of the game from the social talk-in-interaction perspective. The research theoretical-methodological orientation was based on Erving Goffman's studies; and from this perspective, the school break has been seen as a "social situation" and the groups of children who were involved in games were considered as "social encounters" (GOFFMAN, 2010). Other theoretical approaches used as theoretical basis were the social talk-in-interaction (KOCH, 2015; RIBEIRO; GARCEZ, [1972] 2002); and the language socialization (DURANTI; OCHS; SCHIEFFELIN, 2011; GOODWIN; KYRATZIS, 2011). The study was ethnographic and carried out in an elementary public school, in Vila do Boa, located in the Administrative Division of São Sebastião, Federal District. The participants were children from the day shift of the school. The present research relied on the school break long-term observation and children interacting during the foosball game were monitored, filmed and recorded. After registering the social meeting, a micro-analysis of the collected data was carried out. Children's interaction "frames" (GOFFMAN, 2012) during the foosball match were transcribed and analyzed based on the Ethnomethodological Conversation Analysis (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 2003). With this research I intended to show an ethnography of children's interactions communication at school break, focusing on the foosball game match. The school break demonstrated to be a favorable space-time for pair interaction influenced by both school and material culture. The children's interaction during the game showed the importance of female participation and competitiveness; the rules reinterpretation and the language role in the peers joining and leaving. The face-to-face interaction of children has shown a unique discursive arrangement, in which the sequence involved in the gestures was as productive as the verbal decision-making, and both have contributed to the construction of the children's social organization during the gameplay action.-
Descrição: dc.descriptionInvestigaciones sobre interacción niño-niño se han revelado potentes en comprender la niñez (PEDROSA; SANTOS, 2009; GOODWIN, 1997; OCHS; SCHIEFFELIN, 2011). Sin embargo, casi no encontramos grupos de niños en plazas, calles y parques infantiles de grandes centros urbanos. Durante el recreo escolar las interacciones de niños ocurren abundantemente. La tesis presenta como objetivo de investigación las interacciones de niños en el recreo escolar a partir del argumento de que, mientras interaccionan, niños movilizan un repertorio lingüístico que les garantiza ventajas en las disputas, reinterpretaciones de las reglas y convivencia social. Esta investigación pretendió extender el alcance que los estudios de interacción, sobretodo en la niñez, han tenido en Brasil, al proponer un abordaje que ha relacionado los campos de Lingüística, de Antropología, de Sociología y de Educación. La pesquisa tuvo como objetivo general comprender las experiencias de los niños mientras interaccionan en el recreo escolar, principalmente, mediadas por juegos de reglas. Y, como objetivos específicos: describir el recreo escolar y su organización social como producto de prácticas de interacción situadas; analizar y contrastar interacción de niños durante el juego de futbolín a partir de relaciones de género; investigar los usos del lenguaje durante una interacción de niños en el juego de futbolín; comprender el significado cultural que los niños atribuyen a las reglas durante los partidos del juego de futbolín; analizar los cuadros de interacción del juego de futbolín desde una perspectiva del habla en interacción social. La orientación teórico-metodológica se apoyó en los estudios de Erving Goffman. A partir de esa perspectiva, el recreo pasó a ser visto como una "situación social". Los grupos de niños involucrados en juegos y juguetes fueron considerados "encuentros sociales” (GOFFMAN, 2010). Los otros aportes teóricos utilizados fueron el habla en interacción social (KOCH, 2015; RIBEIRO; GARCEZ, [1972] 2002); y la socialización del lenguaje (DURANTI, OCHS, SCHIEFFELIN, 2011; GOODWIN, KYRATZIS, 2011). El estudio fue etnográfico y realizado en una escuela pública de Enseñanza Primaria, en Vila do Boa, ubicada en la Región Administrativa de São Sebastião, Distrito Federal. Los participantes fueron los niños que pertenecían al turno matutino de la escuela. La investigación contó con la observación prolongada del recreo escolar. Los niños en interacción durante el juego de futbolín también fueron acompañados, filmados y audiograbados. Después del registro del encuentro social, se realizó el microanálisis de los datos. Los “cuadros” de interacción (GOFFMAN, 2012) de los niños durante los partidos del futbolín fueron transcritos y analizados a la luz del Análisis de la Conversación Etnometodológica (SACKS, SCHEGLOFF, JEFFERSON, 2003). Con esta investigación pretendí presentar una etnografía de la comunicación de las interacciones de niños en el recreo escolar, resaltando el encuentro del juego de futbolín. El recreo escolar se manifestó como tiempo-espacio propicio para la interacción de pares que es influenciada por la cultura escolar y la cultura material. Las interacciones de niños en el juego apuntaron a la importancia del uso de la multimodalidad en las disputas; la participación y la competitividad femenina; la reinterpretación de las reglas; y el rol del lenguaje en las afiliaciones y exclusiones de pares. La interacción cara a cara de niños reveló una disposición discursiva diferenciada, en la cual la secuencia involucrada en los gestos fue tan productiva cuanto la tomada de decisión verbal; y ambos colaboraron en la construcción de la organización social de los niños durante la acción del juego.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectInteração criança-criança-
Palavras-chave: dc.subjectRecreio escolar-
Palavras-chave: dc.subjectRepertório linguístico-
Palavras-chave: dc.subjectInfância - aspectos sociais-
Título: dc.title“É tudo culpa do recreio” : crianças em interação social-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.