A integração ao cosmos em Marco Aurélio e a dimensão ontológica da pintura moderna

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Autor(es): dc.contributorCornelli, Gabriele-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Ana Carolina Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:46:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:46:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40886-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/639586-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2020.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação visa indicar uma relação entre os exercícios espirituais em Marco Aurélio, e a prática artística da pintura moderna de Paul Cézanne e Paul Klee. Para tanto, apresenta-se o conceito de exercícios espirituais em Marco Aurélio, segundo Pierre Hadot. Apresentamo-lo na busca pela compreensão de uma atitude estética moderna. Retornamos aos filósofos antigos por Hadot para realizar uma aproximação entre o olhar do filósofo e o do artista na observação do mundo, concebendo a atividade pictórica como um exercício ético, estético e existencial.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to propose a relationship between the spiritual exercises in Marco Aurelio and the artistic practice of modern painting by Paul Cézanne and Paul Klee. Pierre Hadot's theory of spiritual exercises is presented as applied to Marco Aurelio's writings in the search for a connection that promotes an understanding of a modern aesthetic. Therefore, the return to the ancient through Hadot shows the philosopher's gaze as similar to the artist's gaze in order to conceive pictorical activity closely as an ethical, aesthetic and existential exercise.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectExercícios espirituais-
Palavras-chave: dc.subjectHadot, Pierre, 1922-2010 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectPintura-
Palavras-chave: dc.subjectArte moderna-
Título: dc.titleA integração ao cosmos em Marco Aurélio e a dimensão ontológica da pintura moderna-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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