Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Jesus, Deise Lourenço de | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Murilo Bastos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T18:46:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T18:46:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14862 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362012000100007 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/639553 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho busca demonstrar como as ferramentas da web 2.0 podem atuar nas bibliotecas, auxiliando o processo de atendimento ao usuário e promovendo melhorias nos serviços prestados pelo setor de referência. São apresentadas as principais ferramentas e suas funcionalidades, identifica exemplos da sua utilização em unidades de informação, introduz aspectos sobre o surgimento da internet e da web 2.0. Focaliza o atendimento ao usuário e compara as gerações de bibliotecas (biblioteca 1.0 x biblioteca 2.0). A partir de então, são apresentados exemplos de como tais ferramentas podem ser utilizadas no setor de referência. Conclui, apontando a importância da adoção dessas ferramentas em bibliotecas e indicando que a utilidade das mesmas é um fato que deve ser considerado pelos profissionais brasileiros, como ponto central do processo de evolução das bibliotecas. | - |
Descrição: dc.description | Empirical research on the role of the home library and reading habits of the teachers` parents at the University of Pernambuco in the educators` schooling. 107 teachers were interviewed (25 doctors, 60 master and 24 with after graduation courses). The results were: the teachers´ residence in their childhood, on average, had a library with 119.7 volumes; the majority of their parents had reading habits and had nearly 11.1 years of study. Simulations were also performed analyzing the relationship between the size of the home library and school performance with PISA data relating to 27 countries and, in the case of Brazil, with 2000 students. The results follow the conclusions presented in the literature review which indicate that there is positive correlation between the two variables. Policies are suggested that could influence existing programs, new projects or encourage further research in the area of household and public libraries. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Escola de Ciência da Informação da UFMG | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Perspectivas em Ciência da Informação - Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1413-99362012000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas - serviço de referência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 | - |
Título: dc.title | Produtos e serviços da web 2.0 no setor de referência das bibliotecas | - |
Título: dc.title | Products and services of web 2.0 in the reference sector of libraries | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: