Nação como escritura na filmografia de Nelson Pereira dos Santos e na cultura popular brasileira

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias, Edson Silva de-
Autor(es): dc.creatorPimentel, Artur Guimarães Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:45:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:45:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32900-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/639372-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2018.-
Descrição: dc.descriptionO cineasta brasileiro Nelson Pereira dos Santos foi muito importante na consolidação do cinema e audiovisual no Brasil e considerado um dos grandes agentes na consagração do movimento cinematográfico Cinema Novo, nas décadas de 1950 e 1960. Este diretor de cinema tem uma obra muito vasta, com forte apelo à cultura popular e à nação brasileira. Realizou vários filmes adaptados diretamente de obras da literatura nacional e outros inspirados nessa mesma tradição literária. Em sua filmografia, é perceptível que há uma relação direta entre cinema, literatura e nação, desta forma, o objetivo central desta pesquisa será entender quais são os aspectos de uma noção de escritura de nação que estão presentes no filme Vidas Secas (1963) deste cineasta, ou seja, entender como este diretor de cinema inscreve e imprime elementos nacionais nesta obra. O enfoque teórico-metodológico desta pesquisa está baseado no estudo da noção de escritura de nação a partir, fundamentalmente, do material interno ao próprio filme, ou seja, suas ferramentas técnico-artísticas, a fim de localizar esses elementos inscritos na obra, após a realização de uma leitura mais minuciosa da obra literária que inspirou a sua obra fílmica. A partir disso, ao final, será sugerida uma reflexão do filme enquanto arquivo, com o intuito de refletir se elementos nacionais também possam ter contribuído por inscreverem aspectos de nação em outros fluxos culturais que se desdobraram e que foram influenciados por esta produção artística de Nelson Pereira dos Santos.-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).-
Descrição: dc.descriptionBrazilian filmmaker Nelson Pereira dos Santos was very important for the consolidation of cinema and audiovisual in Brazil and is considered one of the great agents in the acclaim of the cinematographic movement Cinema Novo, in the decades of 1950 and 1960. This filmmaker has a very vast work, with strong appeal to popular culture and the brazilian nation. He made several films adapted directly from works of national literature and others inspired by its literary tradition. In his filmography, it is noticeable that there’s a direct relation between cinema, literature and nation - therefore, the main objective of this research is to understand what are the aspects of a notion of nation’s writing that are present in the filmmaker's filmography and how he writing and impressing national elements in his body of work. The theoretical-methodological approach of this research is based on the study of the notion of nation’s writing from, fundamentally, the internal material to the film itself, that is, its technical-artistic tools, in order to locate those elements present in the work, after a more thorough reading of the literary work that inspired the film work. From there, it will be suggested a reflection of the film as an archive, in order to reflect if national elements may also have contributed to witring aspects of the nation in other cultural flows that unfolded and that were influenced by this artistic production of Nelson Pereira dos Santos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro - aspectos sociológicos-
Palavras-chave: dc.subjectCinema Novo-
Palavras-chave: dc.subjectVidas secas-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade nacional-
Palavras-chave: dc.subjectCinema e literatura-
Palavras-chave: dc.subjectCultura - Brasil-
Título: dc.titleNação como escritura na filmografia de Nelson Pereira dos Santos e na cultura popular brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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