Análise numérica e experimental de perfis de aço formados a frio, sob tração e conectados por parafusos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBezerra, Luciano Mendes-
Autor(es): dc.contributorPaula, Valdeir Francisco de-
Autor(es): dc.contributorronivon.sp@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorPereira, Ronivon Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:45:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:45:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40550-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/639353-
Descrição: dc.descriptionTese (Doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2020.-
Descrição: dc.descriptionEm diversos países, as estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio vêm ganhando cada vez mais espaço na indústria da construção civil. Apesar da difusão do seu uso e da grande quantidade de trabalhos de pesquisa sobre perfis de aço formados a frio, alguns fenômenos ainda não estão satisfatoriamente compreendidos. O objetivo deste trabalho consiste em realizar um estudo numérico-experimental de perfis de aço formados a frio, submetidos à tração e conectados por parafusos, para se analisar o fenômeno conhecido como shear lag. Neste estudo, as análises experimentais envolveram testes em 96 cantoneiras e 100 perfis tipo U. Os resultados dos ensaios foram utilizados para aprofundar o entendimento do efeito de algumas variáveis que influenciam na resistência da ligação e no fenômeno shear lag. Modelos numéricos foram também idealizados com o uso do Método dos Elementos Finitos (MEF), utilizando-se o software ABAQUS. Esses modelos mostram a viabilidade da simulação numérica dos experimentos. Por meio da modelagem estatística foram obtidos os parâmetros que influenciam a resistência ao colapso das ligações dos perfis. Os resultados numéricos foram comparados com os resultados experimentais, oferecendo um modelo capaz de simular adequadamente os ensaios experimentais. Com os resultados experimentais foram realizados tratamentos estatísticos e proposta equações que quantificam a redução da eficiência da seção transversal de cantoneiras e de perfis U. As equações propostas são avaliadas utilizando os resultados experimentais desenvolvidos nesta pesquisa e também de outras referências envolvendo perfis de aço formados a frio. Comparam-se também as equações propostas com as equações prescritas pelas normas, americana, AISI S100, e a norma brasileira, NBR 14.762. As equações propostas obtiveram desempenhos superiores quando comparada com as equações propostas em pesquisas anteriores e às normas acima mencionadas.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).-
Descrição: dc.descriptionIn several countries, steel structures made of cold-formed profiles are gaining more and more space in the civil construction industry. Despite the widespread use and the large amount of research work on cold formed steel profiles, some phenomena are not yet satisfactorily understood. The objective of this work is to carry out a numerical-experimental study of cold- formed steel profiles, subjected to traction and connected by bolts, and, therefore, analyzes the phenomenon known as shear lag. In this study, the experimental analyzes involved the test of 96 angles and 100 U-profiles. The test results were used to the understanding of the effect of some variables that influence the connection strength and the shear lag phenomenon. Numerical models were also idealized using the Finite Element Method (FEM), using the ABAQUS software. These models show the feasibility of the numerical simulation of the experiments. Through statistical modeling, the parameters that influence the resistance to the collapse of the profile connections were obtained. The numerical results were compared with the experimental results, offering a model capable of adequately simulating the experimental tests. With the experimental results, statistical treatments were carried out and equations proposed to quantify the reduction of the efficiency coefficient of the net section of angles and U profiles. The proposed equations are evaluated using the experimental results developed in this research and also from other references involving cold-formed steel profiles. The proposed equations are also compared with the equations prescribed by the American, AISI S100, and the Brazilian, NBR 14.762, Standards. The proposed equations obtained superior performances when compared to the equations proposed in previous research and to the Standards mentioned above.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise numérica-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise experimental-
Palavras-chave: dc.subjectCantoneiras e perfis U de aço formados a frio-
Palavras-chave: dc.subjectPerfis de aço-
Palavras-chave: dc.subjectRuptura da seção líquida-
Título: dc.titleAnálise numérica e experimental de perfis de aço formados a frio, sob tração e conectados por parafusos-
Título: dc.titleExperimental and numerical analysis of cold-formed steel members under tension and connected with bolts-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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