Teatro na escola : uma experiência com o processo colaborativo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas Filho, José Fernando Marques de-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Edna Martins dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:45:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:45:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39823-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/639317-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo geral desta pesquisa é descrever e refletir sobre as possibilidades de contribuição do processo colaborativo para aquisição de atitudes colaborativas entre os alunos de Ensino Médio de uma escola pública, ressaltando e discutindo que dificuldades e soluções surgem ao longo de sua realização. O processo colaborativo consiste em uma metodologia de criação compartilhada, baseada em princípios dialógicos, em uma relação de horizontalidade com hierarquias flexibilizadas, praticada por grupos teatrais a partir da década de 1990. Para entendê-lo em seu contexto histórico, os seus fundamentos e potencialidade como modo de criação compartilhada, serão discutidos autores como Antônio Araújo, Luís Alberto de Abreu, Stela Fischer e Luiz Carlos Maciel. Tratando-se de uma pesquisa realizada em âmbito escolar, faço um relato de minha experiência como professora de artes cênicas em turmas de Ensino Médio nas quais eram aplicados alguns princípios do processo colaborativo, bem como uma reflexão sobre o significado da palavra “experiência” através do estudo de John Dewey e Jorge Larrosa. Para tal investigação foi realizada a análise de uma montagem teatral com alunos do 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública de Santa Maria, cidade próxima de Brasília, utilizando o processo colaborativo como estratégia metodológica.-
Descrição: dc.descriptionThe general objective of this research is to describe and reflect on the possibilities of contribution of the collaborative process for the acquisition of collaborative attitudes among high school students of a public school, highlighting and discussing what difficulties and solutions arise during its realization. The collaborative process is a methodology of sharing creation, based on dialogic principle in a horizontal relation with relaxed hierarchy, that has been practiced by theatrical groups since the 1990 decade. In order to understand the collaborative process in its historical context, its grounds and its potential as a manner of sharing creation, this study will discuss some authors as Antônio Araújo, Luís Alberto de Abreu, Stela Fischer and Luiz Carlos Maciel. Thus, this research was held in a school, I have made report of my experience as a scenic Art teacher in High School classes, in those were applied some collaborative process principles, as well an analysis about the meaning of the word “experience” through out the studies of John Dewey and Jorge Larrosa. Therefore, to achieve the research it was made an analysis of a theater play with High School second year students at Santa Maria, town near Brasília, applying the collaborative process as a methodological strategy.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso criativo-
Palavras-chave: dc.subjectCriação compartilhada-
Título: dc.titleTeatro na escola : uma experiência com o processo colaborativo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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