Viajar e punir : processos interacionais e discursivos para (des)construção de cidadania(s) na companhia do metropolitano do Distrito Federal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Cibele Brandão de-
Autor(es): dc.creatorXavier, Anderson Hander Brito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:45:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:45:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2015-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18358-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.02.D.18358-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/639144-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2015.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação propõe-se a investigar o(s) discurso(s) de cidadania(s) veiculado(s) pelo Metrô-DF em seus espaços coletivos e a compreensão desse(s) discurso(s) pelos usuários, a partir de processos interacionais. Retoma, nessa perspectiva, mas não se limita ao binômio vigiar e punir, proposto por Foucault (2004), em relação à normatização do discurso de cidadania por meio de sua materialização no Decreto 26.516 (DISTRITO FEDERAL, 2005), que rege os direitos e deveres dos usuários, bem como trata da distribuição desse discurso por meio de mensagens verbais e não verbais. Assenta-se na sociolinguística interacional (GOFFMAN, 1967) e (GUMPERZ, 1982), mas é interdisciplinar à semiótica social (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996) e à análise de discurso crítica (FAIRCLOUGH, 2001; HALLIDAY, 2004). Além disso, este estudo tem orientações etnográficas e fundamenta-se, além das reflexões do pesquisador, na reflexão dos próprios colaboradores sobre os dados gerados, ou seja, constitui pesquisa êmica/ética. Como instrumentos de pesquisa, utilizaram-se observação participante, grupo focal e entrevista individual. As análises dos dados gerados fundamentaram-se na análise documental, na análise de clusters, nos critérios analíticos propostos por Fairclough, e nas funções da linguagem de Halliday  a fim de acessar, linguisticamente, os sentidos discursivos sobre cidadania dos usuários e da instituição nas interações. As análises revelaram que o discurso de cidadania veiculado pelo Metrô-DF sustenta-se no discurso contemporâneo sobre higiene e segurança. Esse discurso articula-se a uma perspectiva educacional para com os usuários, que apresentaram conceitos antagônicos em relação à maioria dos informes. Esse contraste revelou práticas sociais, que, muitas vezes, estão associadas a mal entendidos, nas interações, nessa instituição. Além disso, foi possível compreender que, em relação à transposição do Decreto 26.516 para os informes visuais (outros gêneros textuais), o que parece se articular a uma tentativa de atingir as massas, houve processo de ressemiotização, o que modificou a função comunicativa nas interações, que passaram a ser direcionadas aos usuários por meio de linguagem menos impositiva. No entanto, o estudo proposto por meio desta dissertação revelou que esse processo configura-se, a respeito do sentido do discurso educacional de cidadania veiculado pela instituição, ineficaz em relação ao seu público-alvo. Esta dissertação é, portanto, uma contribuição linguística para futuras pesquisas sobre cidadania na Capital Federal.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to investigate citizenship speeches enunciated by the institution Metro-DF in its public spaces, and how social actors, in this context, comprehend, through discursive and interactional process, citizenships concepts. Recovered in this perspective, but not limited to it, is the binomial “discipline and punishment” proposed by Michel Foucault (2004), concerning to the regulation of these speeches through its materialization in the Enactment 26.516 (DISTRITO FEDERAL, 2005), that rules on the rights and duties of social actors, as well as the display of these speeches through verbal and non-verbal messages. This study is based on interactional sociolinguistics (GOFFMAN, 1967), but is interdisciplinary with social semiotics (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996) and critical discourse analysis (FAIRCLOUGH, 2001; HALLIDAY, 2004). Furthermore, this study has ethnographic orientation and is based on the reflection of the collaborators themselves on the donated data generated, therefore it is an emic research. Research tools used in this study were: participant observation, focus groups and individual interviews. In addition, this study has ethnographic guidelines and is based, in addition to the reflections of the researcher, in the reflection of the social actors, which depend on this vehicles, about the data generated, which means it is an emic/ethical research. The research tools used were participant observation, focus groups and individual interviews. The analyses of the data generated were based on the documentary analysis, the cluster analysis, the critical discursive analysis (proposed by Fairclough), and the language functions (proposed by Halliday) to access, linguistically, the meanings of citizenship speeches enunciated by the institution and the interactional meanings of social actors in this context. The analysis revealed that the discourse of citizenship conveyed by Metro-DF is related to the contemporary discourse on health and safety. This discourse is articulated to an educational perspective towards social actors, which showed antagonistic concepts in relation to most reports. This contrast also revealed social practices, which often are associated with misunderstandings in the interactions. Furthermore, it was possible to understand that, in relation to the implementation of Decree 26,516 for the visually reports (other genres), which seems to be linked to an attempt to reach the masses, occurred a ressemiotization, a process that modified the communicative function in interactions, with the intention to forceful language. However, the study proposed by this thesis has shown that this process is configured, about the educational discourse meaning of citizenship conveyed by the institution, ineffective in relation to its target audience. This thesis is, therefore sociolinguistic contribution for future researches on citizenship in the urban context of the Federal District.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectMetrô - Distrito Federal (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Título: dc.titleViajar e punir : processos interacionais e discursivos para (des)construção de cidadania(s) na companhia do metropolitano do Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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