Um século de estradas de ferro : arquiteturas das ferrovias no Brasil entre 1852 e 1957

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchlee, Andrey Rosenthal-
Autor(es): dc.creatorFinger, Anna Eliza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:44:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:44:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-19-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15345-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/638892-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação, 2013.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisa o Patrimônio Ferroviário brasileiro produzido entre 1852 (início da construção da primeira linha) e 1957 (formação da Rede Ferroviária Federal – RFFSA), com enfoque na arquitetura de seus edifícios, dentro de uma perspectiva global de compreensão do acervo, considerando suas origens estrangeiras, o contexto histórico, econômico e social em que foi produzido no Brasil, e investigando suas características particulares, visando à produção de uma base teórica e metodológica para sua análise e entendimento. Para sua compreensão, foram pesquisadas as origens estrangeiras da tecnologia, relacionada ao contexto europeu pós-Revolução Industrial, estudando a formação dos programas de necessidades, partidos e tipologias, principais materiais e técnicas empregados, e a definição do caráter e linguagem desses edifícios. De forma a compreender o que levou o Brasil a importar a tecnologia ferroviária, bem como os efeitos de sua implantação, foi analisado o panorama político e econômico do país durante o século XIX, suas relações com os países exportadores da tecnologia, seu papel no panorama sul americano, bem como seu perfil econômico e social, que influenciaram a implantação das linhas. Foram abordadas as leis existentes e criadas que viabilizaram as primeiras experiências, e os planos viários traçados para o país visando melhorar suas condições de articulação territorial, buscando compreender o papel desempenhado pelas ferrovias em cada momento em relação às estratégias políticas e econômicas estabelecidas para o país, e propondo uma periodização com base em fatos marcantes que tenham alterado os rumos da implantação da malha férrea no país. Baseado em pesquisas bibliográficas e inventários produzidos pelo IPHAN, foram selecionadas linhas construídas em todo o país em diferentes períodos, utilizadas como estudos de caso, identificando aspectos como a motivação de sua implantação, origem das companhias ferroviárias e capital investido, escolha do traçado e outras características específicas, indicando “elementoschave” (pátios, edifícios, obras de arte e equipamentos complementares) para sua compreensão, além de outros que, por suas características arquitetônicas, merecessem atenção. A partir desses elementos, complementados por exemplos de edifícios de destaque construídos por outras companhias em outros locais, foram analisados os mesmos aspectos – programas de necessidades, partidos e tipologias, materiais e técnicas, caráter e linguagem –, buscando semelhanças ou diferenças entre a arquitetura ferroviária produzida no Brasil e seus referenciais estrangeiros, e procurando compreender as transformações sofridas por essa ao longo do período de análise. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis thesis analyses the Brazilian Railway Heritage created between 1852 (beginning of the construction of the first railway) and 1957 (creation of the Federal Railway Network – known as RFFSA in Portuguese), focusing on the architecture of its buildings, with the global perspective of understanding the collection, minding its foreign origins, the historic, economic and social context in Brazil, and investigating its particular characteristics, with the goal of producing a theoretical and methodological basis for its analysis and understanding. For its comprehension, the foreign origins of the technology were investigated, in relation to the European post-Industrial Revolution context, studying the formation of the functionalities’ briefing, parties and typology, major materials and techniques deployed, and the definition of character and language of those buildings. In order to comprehend what led Brazil to import railway technology, as well as the consequences of its adoption, the political and economic panorama of the country in the XIX Century were investigated, its relations with the technology-exporting countries, its role in the South American context, as well as its economic and social profile, which had influence over the routes’ construction. The existing laws and those created to enable the first experiences were discussed, as well as the transportation plans designed for the country with the goal of improving conditions of territorial articulation, in order to understand the role played by railways in each moment in relation to political and economic strategies adopted by the country; it is proposed a division in periods of development, based on outstanding facts that changed the course of the rail network’s deployment. Based upon bibliographical research and inventories produced by IPHAN, a few railways built in different periods all over the country were selected, to be discussed as case studies, identifing aspects as the motivation of its construction, the origin of the rail companies and invested capital, route planning and other specific characteristics, identifying “key-elements” (patios, buildings, engineering works and complementary equipments) for its understanding, besides any other that, for their architectural characteristics, is worth mentioning. With those elements in mind, complemented by examples of outstanding buildings built by other companies in different locations, the same aspects were analyzed (being the functionalities’ briefing, parties and typologies, materials and techniques, character and language), to identify similarities or differences between the railroad architecture developed in Brazil and its foreign references, aimed and understanding the transformations occurred throughout the period of analysis.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectFerrovias - Brasil - história-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura - Brasil - história-
Título: dc.titleUm século de estradas de ferro : arquiteturas das ferrovias no Brasil entre 1852 e 1957-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.