Metaverso : interação e comunicação em mundos virtuais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSêga, Christina Maria Pedrazza-
Autor(es): dc.creatorPereira, Itamar de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:43:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:43:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4863-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/638658-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2009.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho aborda um tipo específico de mundo virtual, o metaverso. Com origem na obra de ficção-científica Snow Crash, de Neal Stephenson, um metaverso é comumente tratado como sinônimo de um ambiente virtual que os usuários acessam por meio da internet e interagem segundo uma figura representativa virtual, chamada de avatar. Na busca de um conceito mais adequado para metaverso, o presente trabalho parte das proposições teóricas da cibercultura, articuladas com o campo da Comunicação, tratando de discussões fundamentais e ainda não esgotadas, como internet versus ciberespaço, Comunicação Mediada por Computador e Mundos Sintéticos. Além dessa construção conceitual, procura-se identificar as possibilidades comunicacionais, tomando como objeto empírico de pesquisa o Second Life, mundo virtual que se apropria do termo metaverso para designar sua interface e apresenta-se como uma implementação daquilo que propõe a ficção-científica de Snow Crash. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis work deals with a specific kind of virtual world, the metaverse. The metaverse has its origin on Neal Stephenson’ science fiction novel Snow Crash, which this term is usually used as synonymous of virtual environment accessed by internet and where users interact among themselves with virtual representative forms, called avatars. Trying to reach a more elaborated concept of metaverse, this work has initial references on cyberculture theoretical statements articulated with Communication field and dealing with not solved yet and fundamental questions as internet versus cyberspace, Computer Mediated Communication and Synthetic Worlds. Besides that conceptual construction, we aim to identify metaverse’s communicational possibilities, taking as research empirical object the Second Life, virtual world that takes on the metaverse word to assign its own interface and presents itself as a implementation of what states science-fiction of Snow Crash.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectComputadores e civilização-
Palavras-chave: dc.subjectCiberespaço-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente virtual-
Título: dc.titleMetaverso : interação e comunicação em mundos virtuais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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