Galperin : implicações educacionais da teoria de formação das ações mentais por estágios

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRezende, Alexandre Luiz Gonçalves de-
Autor(es): dc.creatorCasal, Hiram M. Valdes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:43:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:43:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2006-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6231-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000400007-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/638485-
Descrição: dc.descriptionEstudo teórico que se dedica à análise das implicações pedagógicas da teoria de Galperin sobre a Formação das Ações Mentais por Estágios, discorrendo sobre a utilização de ferramentas cognitivas como recursos auxiliares para o pensamento e a promoção da aprendizagem. Galperin critica os modelos de ensino adotados pela escola, apresentando como alternativa o modelo formativo-conceitual, que preconiza o aprender por meio da prática, não só a fazer, mas a compreender e depois a explicar como e porque age desta ou daquela maneira diante de determinada situação-problema. O objetivo é ensinar a aplicar um esquema de referências conceituais (dicas) dirigidas para a aquisição de um método global de análise do conteúdo a ser aprendido (identificação dos invariantes). O aprendiz deve descobrir a melhor maneira de conjugar, ao mesmo tempo, todas as características da ação (orientação, execução, problema e contexto), tomando a decisão sobre como agir para resolver o problema.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectGalperin-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de conceito-
Título: dc.titleGalperin : implicações educacionais da teoria de formação das ações mentais por estágios-
Título: dc.titleGalperin : pedagogical implications of the theory of the stepwise formation of mental actions-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.