Quase-cinema : educação em artes visuais com software livre de criação visual e remix

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Autor(es): dc.contributorMota, Marcus Santos-
Autor(es): dc.creatorRangel, Alexandre G. Q.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:43:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:43:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15602-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/638418-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2013.-
Descrição: dc.descriptionDissertacao de mestrado sobre praticas artisticas e educacionais entrelacadas por meio do processo de criacao audiovisual improvisada possibilitada pela tecnologia digital. As propostas pedagogicas de uso do remix - como cinema ao vivo ou como VJ (visual joquei) - sao concretizadas com o uso das ferramentas de software livre desenvolvidas pelo autor - o conjunto de programas Quase-Cinema. É tracado um paralelo entre as praticas de cinema ao vivo e software-art com o conceito de obra aberta, como observado pelos artistas Hélio Oiticica, Lygia Clark e Joseph Beuys – visões nas quais os papéis de artista, de propositor e de educador tangenciam. A pesquisa tem o foco no desenvolvimento e analise da interface do software Quase-Cinema, assim como a analise das oficinas de arte-educacao ja realizadas. Para tais esclarecimentos, sao utilizadas entrevistas realizadas presencialmente e online. O estudo tem o objetivo de identificar as potencialidades do software e suas oficinas relacionadas, com vistas em processos de expressao, capacitacao, fortalecimento e emancipacao de criadores nas cadeias criativas do audiovisual e novas midias. O processo tem como objetivo final a sensibilizacao artistica em termos de percepcao e expressao em meios digitais. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionResearch about artistic and educational practices woven together by improvised digital audiovisual creation enhanced by digital technologies. The pedagogical proposals centered around the use of remix on live cinema and VJ (visual jockey) practices – are made possible by the use of open source software packages (Quase-Cinema) developed by the author. A parallel is drawn between the practices of live cinema and software-art and the concept of open work of art, as seen by artists Hélio Oiticica, Lygia Clark and Joseph Beuys – visions that state the roles of artist, proponent and educator come together. The work has its focus on the development and analysis of the interface of the Quase-Cinema software, as well as a look on the art-education workshops held about the theme. Looking for these insights, interviews with users were conducted. The study had the objective of identifying the potencial of the software and its related workshops, aiming towards capacitation of creators on audiovisual and new media. The final goal is the artistic sensibilization on the terms perception and expression with digital media.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectArte e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware livre-
Título: dc.titleQuase-cinema : educação em artes visuais com software livre de criação visual e remix-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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