A apologia do consumo de bebidas alcoólicas e da velocidade no trânsito no Brasil : considerações sobre a propaganda de dois problemas de saúde pública

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPinsky, Ilana-
Autor(es): dc.creatorPavarino Filho, Roberto Victor-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:43:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:43:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26917-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082007000100019-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/638326-
Descrição: dc.descriptionOs acidentes de trânsito, muitas vezes relacionados com excesso de velocidade, e os problemas decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas são dois importantes problemas de saúde pública no Brasil. Esses problemas podem estar associados, como no caso do dirigir alcoolizado, mas também se apresentam de maneira independente. Entre os diversos fatores que impactam nesses problemas encontra-se a propaganda de estímulo (comerciais). A influência da propaganda em várias questões de saúde, incluindo consumo de álcool e segurança no uso de veículos, tem um papel que recentemente está sendo mais estudado e compreendido. Setores públicos e privados no Brasil têm influência na regulamentação da propaganda, que é ainda principalmente exercida através do exercício da auto-regulamentação. O presente artigo apresenta um quadro geral sobre o assunto e, diante dos prejuízos de ordem social e econômica advindos do consumo de bebidas e dos acidentes, propõe-se a discutir o papel que vem sendo exercido pelos meios de comunicação, sua responsabilidade social e os limites da auto-regulamentação.-
Descrição: dc.descriptionTraffic accidents, which are often associated with speeding, and the problems associated with consumption of alcoholic beverages are two major public health concerns in Brazil. These problems may be associated, as in the case of drunk driving, but they also occur independently. Commercial advertising is one of the factors that have an impact on these issues. The influence of advertising on many health issues, including alcohol consumption and traffic safety plays a role that has been continuously investigated and understood. Public and private sectors in Brazil have an influence on the advertising regulation, which is still mainly performed by industry self-regulation. This paper presents a general framework on the subject. In addition, faced with the social and economic hazards resulting from alcohol consumption and traffic accidents, it discusses the role of communication means, its social responsibility and the limits of self-regulation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rprs/a/5VsN9vqRWtR8s9GtqxHfggS/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.-
Palavras-chave: dc.subjectAcidentes de trânsito-
Palavras-chave: dc.subjectVelocidade-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda-
Título: dc.titleA apologia do consumo de bebidas alcoólicas e da velocidade no trânsito no Brasil : considerações sobre a propaganda de dois problemas de saúde pública-
Título: dc.titleThe promotion of alcoholic beverage consumption and traffic speed in Brazil : considerations on the advertising of two public health problems-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.