Uma forma cirricular : notas para uma teoria de currículo para a educação médica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Francisco de Assis Rocha-
Autor(es): dc.contributorCampos, João José Batista de-
Autor(es): dc.creatorBelaciano, Mourad Ibrahim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:43:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:43:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22548-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.22548-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/638321-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2015.-
Descrição: dc.descriptionCom o objetivo de atender melhor as necessidades de redes de atenção e de assistência a saúde, as escolas médicas brasileiras necessitam formar médicos com um novo perfil de acordo com os princípios e as diretrizes do sistema único de saúde - SUS. Para atender essa demanda, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal criou um curso de medicina inteiramente ambientado na rede pública local. Esse curso possui um currículo baseado em metodologias ativas de ensino, integração ensino-serviços e com as comunidades assistidas. Além disso, possui uma gestão do processo de aprendizagem dirigida à humanização do perfil dos formandos e sua adequação para trabalhar em redes de atenção e responder às suas necessidades. Os dispositivos pedagógicos deste modelo mostraram-se eficazes, pois em breve intervalo de tempo o curso situou-se na faixa máxima nas avaliações oficiais externas a que seus concluintes foram submetidos. Hoje a escola é considerada uma das melhores do país. Em função deste resultado, decidiu-se compreender melhor as razões do sucesso desse modelo de formação. A partir de teorias curriculares amplas, analisamos sua produção e os resultados alcançados, utilizando o método descritivo, crítico e reflexivo. Observamos que são explicados aspectos instrucionais da formação, porém outras características do currículo sob análise permaneciam sem explicação. Ao observar que a vivência e as relações que os estudantes estabelecem na rede de serviços influenciam sua formação, continuamos a utilizar da problematização fornecida por este currículo e passamos a considerá-lo um caso particular de formação médica. Não encontrando sustentação teórica para explicá-lo, submetemos-o a um estudo exploratório. Para compreender o ambiente onde o currículo se situa e as tensões de força que nele e sobre ele operam, utilizamos uma teoria sociológica − de Bourdieu, com o habitus e o pensamento relacional que sua teoria de campo opera – a partir da qual explicamos as relações que o campo da educação médica estabelece com outros campos sociais, especialmente como o campo da medicina, e deduzimos que o currículo está inserido em uma arena onde agentes econômicos, sociais, institucionais, culturais, do mercado de trabalho e da ciência e tecnologia, entre outros, estão em disputa. Tal explicação permitiu também perceber as razões das dificuldades de se instituir as novas práticas pedagógicas, que encontram limites técnico-pedagógicos tanto dentro do campo da educação médica como em outros campos. Para compreender sua institucionalidade, ampliamos mais ainda o olhar teórico buscando numa teoria do conhecimento − a teoria da construção social da realidade – que forneceu as razões e conceitos sócio-antropológicos de como instituir as novas práticas de ensino, tais como conhecimento pré-teórico e teórico, conhecimento objetivado, tipificação de ações, padrões de conduta, formação de novos hábitos, papéis, transmissão, tradição, sedimentação, especialização do conhecimento e seus subuniversos, lógica institucional, legitimação, integração, retificação e alienação, entre outros. Como ambas as teorias que exploramos se referem à importância da matriz sócio-econômico-cultural, completamos o estudo abordando um tema – cultura – que, embora seja de uso recorrente em discursos e estudos sobre seus reflexos para a educação médica, o sentido genérico de seu uso não tem permitido explorar possíveis soluções culturais para a educação e a própria prática médica. Concluímos que a produção curricular, protagonizado conjuntamente por um curso de medicina e por uma rede de serviços de saúde, tem condições de introduzir novas alterações e significados no campo da educação médica, possibilitando o surgimento de novas estruturas e modalidades educacionais com novos sentidos para a educação médica no Brasil e de um novo habitus no campo da educação médica. A modalidade proposta de educação médica permite avanços para embasar modelos de formação. Como as teorias que utilizamos evidenciam a necessidade de se levar em conta a complexidade de relações técnicas, culturais e sociais na formação médica, recomendamos que sejam feitos novos estudos sobre categorias e questões relevantes para atingir os objetivos que educadores, escolas médicas e as políticas públicas e governamentais buscam com as mudanças na educação médica.-
Descrição: dc.descriptionTo improve the needs of attention and health care networks, Brazilian medical schools need to revitalize the medical education in order to fulfill the principles and guidelines of the Sistema Único de Saúde (SUS) health- system. To address this demand, the Federal District Health Department created a medical school entirely set in local health public system. The School of Health Sciences (ESCS) has a curriculum based on active teaching methods, total integration of education-health services with the assisted communities. Also, the learning process is directed to the humanization of the medical trainees and their suitability to work in health care networks to respond to their needs. The pedagogical methodologies of this model proved effective, since in a short time the medical school reached the maximum classification in Brazilian Official Evaluation that all Brazilian undergraduates were submitted. Since today, the school is considered one of the best in the country we decided to understand the reasons for the success of this new medical training model. From a broad curriculum theories, we analyzed the production and the obtained results by using the descriptive, critical and reflective methodology. We could explain instructional aspects of training, but other curriculum features remained unknown. Considering that, the experience and relationships that the students establish in the health network services, influenced their formation, we continued to use the problematization methodology provided by this curriculum and considered it a particular case of medical training. Since no theoretical underpinnings to explain it, we submit it to an exploratory study. To understand the environment in which the curriculum was organized, as well the intensity of the tension in it and on it operate, we use a sociological theory - Bourdieu, with the habitus and relational thinking that this theory is based. Using Bourdieu’s theory we could explain the relationship between medical education with other social areas and, we deduced that the curriculum is inserted into an arena where economic agents, social, institutional, cultural, labor market, science, and technology are controversial. Moreover, this explanation helped to understand the reasons to overcome the obstacles of establishing new teaching practices, which technical and pedagogical boundaries are represented by the medical education as well in other fields. To further understand its institutional framework, we expanded the theoretical gaze seeking a theory of knowledge - the theory of social construction of reality. This theory provides the reasons and socio-anthropological concepts of how to introduce the new teaching practices, such as pre-theoretical knowledge and theoretical. Also, it provides objective knowledge, stock classification, standards of conduct, forming new habits, roles, transmission, tradition, sedimentation, specialization of knowledge and its subuniverses, elementary logic, legitimacy, integration, correction, and disposal, among others. As both theories used before relates to the importance of socio-economic and cultural matrix, we completed the study addressing the theme – culture - which, although recurrently used in speeches and studies on its consequences for medical education, the generic sense of its use does not allow to explore possible solutions to cultural education and medical practice itself. We conclude that a new medical curriculum integrated into a network of health services can introduce innovative changes and meanings in medical education. Besides, promotes the emergence of new structures and educational methods with original meanings for medical education in Brazil. The current proposal allows advances to support medical training models. Furthermore, new studies on medical education are necessary to reach the main objectives desired by educators, medical schools and public governmental policies.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação médica - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção primária à saúde-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSistema Único de Saúde (Brasil)-
Título: dc.titleUma forma cirricular : notas para uma teoria de currículo para a educação médica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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