Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLeon, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de-
Autor(es): dc.creatorSilva, César Cavalcanti da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:42:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:42:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2006-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11873-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500008-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/638082-
Descrição: dc.descriptionCompreender as Práticas Educativas operadas na Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba CCS/UFPB e identificar as contradições produzidas, à luz de referenciais pedagógicos emancipatórios e não emancipatórios foram objetivos deste trabalho. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Os professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB foram os sujeitos do estudo. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a análise dos dados ocorreu através da técnica de análise de discurso. A categoria empírica evidenciada foram: Contradições no Processo de Formação de Formadores e a Influência das Práticas Educativas Emancipatórias e não Emancipatórias. Constatou-se que a Prática Educativa dos docentes encontra-se alicerçada em bases não Emancipatórias, fato ratificado pelo discurso dos discentes. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed at understanding the educational practices operated in the Graduate Nursing Program of the Center of Sciences of the Health of the Federal University of Paraíba - UFPB and at identifying the produced contradictions, to the light of emancipatory pedagogic references and also non-emancipatory ones. This is a study of qualitative approach. The teachers and students of the Graduate Nursing Program of UFPB were the subject of the study. The semi-structured interview was used, and the analysis of the data happened through the technique of speech analysis. The evidenced empiric categories were: Contradictions in the Process of Formation of Teachers and Influence of the Educational Emancipatory ando non-Emancipatory Practices. It was verified that the teachers' Educational Practice is found in bases of non-Emancipatory, fact ratified by the speech of the students. ______________________________________________________________________________________ RESUMEN-
Descrição: dc.descriptionEl objectivo de este estudio fue entiender las prácticas educativas operadas en el Programa Postgrado en Enfermería del Centro de Ciencias de la Salud de la Universidad Federal de Paraíba - UFPB y identificar las contradicciones producidas, a la luz de referencial pedagógicos emancipatorios y no emancipatorio. Es un estudio con abordaje cualitativo. El cuerpo docente y los estudiantes del Programa Postgrado en Enfermería de la UFPB fueron los sujetos del estudio. La entrevista semi-estructurada fue usada, y el análisis de los datos fue a través de la técnica de análisis del discurso. La categoría empírica evidente fueran: Contradicciones en el Proceso de Formación de Maestros y Influencia de las Practicas Educativas Emancipatorias y no Emancipatorias. Se observo que las Prácticas Educativas de los docentes se encuentra alicersada en bases no Emancipatorias, ratificado por el discurso de los estudiantes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherAssociação Brasileira de Enfermagem-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista Brasileira de Enfermagem - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-7167&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 jan. 2012-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem - estudo e ensino - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermeiros - treinamento - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação médica - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino (Pós-graduação) - Brasil-
Título: dc.titleFormação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem-
Título: dc.titleForming teachers : the educational practice in a graduate Nursing program-
Título: dc.titleFormando a maestros : la practica educativa en un programa de postgrado en Enfermería-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.