Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Leon, Cassandra Genoveva Rosales Martins Ponce de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, César Cavalcanti da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T18:42:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T18:42:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11873 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500008 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/638082 | - |
Descrição: dc.description | Compreender as Práticas Educativas operadas na Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba CCS/UFPB e identificar as contradições produzidas, à luz de referenciais pedagógicos emancipatórios e não emancipatórios foram objetivos deste trabalho. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Os professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB foram os sujeitos do estudo. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a análise dos dados ocorreu através da técnica de análise de discurso. A categoria empírica evidenciada foram: Contradições no Processo de Formação de Formadores e a Influência das Práticas Educativas Emancipatórias e não Emancipatórias. Constatou-se que a Prática Educativa dos docentes encontra-se alicerçada em bases não Emancipatórias, fato ratificado pelo discurso dos discentes. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This study aimed at understanding the educational practices operated in the Graduate Nursing Program of the Center of Sciences of the Health of the Federal University of Paraíba - UFPB and at identifying the produced contradictions, to the light of emancipatory pedagogic references and also non-emancipatory ones. This is a study of qualitative approach. The teachers and students of the Graduate Nursing Program of UFPB were the subject of the study. The semi-structured interview was used, and the analysis of the data happened through the technique of speech analysis. The evidenced empiric categories were: Contradictions in the Process of Formation of Teachers and Influence of the Educational Emancipatory ando non-Emancipatory Practices. It was verified that the teachers' Educational Practice is found in bases of non-Emancipatory, fact ratified by the speech of the students. ______________________________________________________________________________________ RESUMEN | - |
Descrição: dc.description | El objectivo de este estudio fue entiender las prácticas educativas operadas en el Programa Postgrado en Enfermería del Centro de Ciencias de la Salud de la Universidad Federal de Paraíba - UFPB y identificar las contradicciones producidas, a la luz de referencial pedagógicos emancipatorios y no emancipatorio. Es un estudio con abordaje cualitativo. El cuerpo docente y los estudiantes del Programa Postgrado en Enfermería de la UFPB fueron los sujetos del estudio. La entrevista semi-estructurada fue usada, y el análisis de los datos fue a través de la técnica de análisis del discurso. La categoría empírica evidente fueran: Contradicciones en el Proceso de Formación de Maestros y Influencia de las Practicas Educativas Emancipatorias y no Emancipatorias. Se observo que las Prácticas Educativas de los docentes se encuentra alicersada en bases no Emancipatorias, ratificado por el discurso de los estudiantes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Associação Brasileira de Enfermagem | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Brasileira de Enfermagem - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-7167&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 jan. 2012 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem - estudo e ensino - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermeiros - treinamento - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação médica - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino (Pós-graduação) - Brasil | - |
Título: dc.title | Formação de formadores : a prática educativa de um programa de pós-graduação em Enfermagem | - |
Título: dc.title | Forming teachers : the educational practice in a graduate Nursing program | - |
Título: dc.title | Formando a maestros : la practica educativa en un programa de postgrado en Enfermería | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: